Canaletas do Calçadão recebem grelhas de concreto
Grelhas de concreto no Calçadão
Grelhas de concreto no Calçadão / Divulgação
A Prefeitura de Campos iniciou a realização de obras de reestruturação no sistema de canaletas do Calçadão no Centro da cidade, que compreende o Largo da Imprensa, Boulevard Francisco de Paula Carneiro e rua Santos Dumont. Estão sendo substituídas grelhas metálicas por grelhas de concreto armado. A medida visa acaba com as “armadilhas” no Centro, que já geraram vários acidentes e, de acordo com a administração municipal, muitas vezes a falta das grades era devido a furtos.
 
A obra foi iniciada nessa segunda-feira (06) e compreende na retificação nas laterais das canaletas para que as de concreto armado, que tem maior espessura, possam ficar niveladas com o piso das pedras portuguesas. O investimento está orçado em R$ 145.169,58. O secretário de Obras e Infraestrutura de Campos, Jorge Wílliam Cabral, informa que todas as grelhas serão substituídas e a previsão é instalar um total de 1.560 grelhas com diferentes medidas, de acordo com os trechos que recebem maior volume de água das chuvas.
 
— Estamos retirando as grelhas de ferro e instalando grelhas de concreto, nas medidas 40cm x 25cm, onde de 15m em 15m, aproximadamente, será mantida a grelha articulada para manutenção e limpeza — explica Jorge.
 
Quanto à previsão para a conclusão das obras, o secretário informa que “incialmente, o prazo previsto em contrato é de quatro meses devido ao grande trânsito de pedestres que irão frequentar a região durante o período natalino, porém não mediremos esforços para que toda obra seja concluída até o final de janeiro. A previsão é de que até o próximo dia 20 não tenhamos nenhuma canaleta sem proteção”.
 
Jorge Wílliam acrescenta que, paralelamente à realização do serviço definitivo, será realizado um serviço paliativo que compreende na utilização temporária das grelhas metálicas retiradas nos locais onde estão com as canaletas descobertas devido aos furtos das peças.
 
Pedras portuguesas — Além do serviço das grelhas, também serão realizados reparos no piso de pedras portuguesas do Calçadão. O serviço de manutenção além de melhorar o aspecto do espaço, põe fim aos buracos e desta forma evita acidentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS