Médicos da UPA temem calote do Instituto Lagos Rio, mas abrem espaço para negociar com secretário
Dora Paula Paes 08/12/2021 11:34 - Atualizado em 08/12/2021 11:49
Os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Guarus seguem paralisados, apenas com atendimento vermelho e amarelo, na manhã desta quarta-feira (08). Os profissionais da saúde preveem que Organização Social (OS) Instituto Lagos Rio esteja com o contrato com o Estado com dias contados e temem um "calote" de três meses de salário. No entanto, estão abertos para uma mesa de negociação com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
O grupo que recebeu a imprensa na frente da unidade, nesta manhã, fala da dificuldade da negociação com a OS, que administra a UPA. Segundo eles, a equipe que atuou no plantão de terça-feira (07) sofreu pressão para que retornasse à atividade, com ameaças de demissões e substituições.
Há 11 anos em funcionamento, a UPA de Guarus é responsável por atendimentos na área de Campos e municípios vizinhos, num raio que pode chegar a um milhão de atendimentos. 
A Folha, por meio de email, entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para saber como vai seguir com a negociação. Na unidade, segundo funcionários da administração, a promessa é que o pagamento dos profissionais seja realizado entre sexta-feira (10) e segunda (13). A Folha não conseguiu falar como o representante da OS, que segundo informações estava na UPA no momento do protesto dos médicos, e não falou com a equipe de reportagem. 
Segundo os médicos, no atraso do salário de setembro, com paralisação em 28 de outubro, eles voltaram ao trabalho com pagamento na conta. "Eles (representantes da OS) fizeram a promessa de que pagariam os dois meses atrasados (outubro e novembro) até o dia 5 de dezembro e não cumpriram. Então, nos organizamos e decidimos fazer a paralisação até o pagamento ser posto em dia. Eles quebraram o acordo. Paralisamos o atendimento ambulatorial de rotina, mas estamos atendendo, obviamente, emergência e urgência, até a regularização do pagamento", disse Thiago Rocha, médico plantonista da emergência da UPA.

Os profissionais temem ainda que a situação não seja regularizada: "Até porque a empresa terceirizada pelo Estado, responsável pelo pagamento do nosso salário, existe a previsão de não voltar mais a partir do ano que vem. Estamos antecipando um calote que está por vir. Temos a informação de que o Estado já fez repasse para a OS e ela não repassou. Queremos apenas a regularização do salário", completou o profissional junto com os seus companheiros que estão no plantão. Eles ainda afirmam que podem abrir uma mesa de negociação diretamente com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

"Ontem (terça-feira), a equipe que estava aqui foi muito pressionada pelo representante da OS que está aqui na unidade. Uma colega chegou a passar mal", contaram, destacando que a paralisação tem apoio unânime dos médicos da UPA e do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec).
Resposta da SES, nesta quarta:

O atendimento não foi paralisado na unidade. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizará amanhã (08) o pagamento referente aos meses de novembro e dezembro para a Organização Social (OS) Instituto Lagos Rio, que faz a gestão da Unidade de Pronto Atendimento de Campos dos Goytacazes, responsável pelo pagamento do salário dos colaboradores. O pagamento estava pendente porque a OS não havia apresentado documentação que precisa ser repassada à SES a cada faturamento, conforme previsto em lei. O valor será creditado na conta da organização até o fim desta semana, devido ao fluxo bancário.

A Secretaria de Saúde está implantando um sistema de prestação de contas em tempo real para melhor controle das despesas das OSs que administram unidades do estado. Desde setembro, todos os editais de seleções de organizações sociais voltados para a gestão de unidades de saúde trazem uma cláusula que obriga as OSs contratadas a implantarem uma plataforma eletrônica com o objetivo de sistematizar os procedimentos de prestação de contas. Três editais já foram publicados com esse item.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS