Mato alto e buracos em estrada da zona rural
Dora Paula Paes 08/12/2021 08:25 - Atualizado em 08/12/2021 08:27
  • Estrada em péssimas condições (Foto: Rodrigo Silveira)

    Estrada em péssimas condições (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Estrada em péssimas condições (Foto: Rodrigo Silveira)

    Estrada em péssimas condições (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Estrada em péssimas condições (Foto: Rodrigo Silveira)

    Estrada em péssimas condições (Foto: Rodrigo Silveira)

Se a população da área urbana de Campos não se cansa de reclamar de buracos, a população do interior se sente ainda mais excluída na hora de pedir socorro. Só na área do distrito de Travessão são cerca de 50 quilômetros de estradas vicinais com trechos que tiram os motoristas do “eixo”. Não é preciso ir muito longe para encontrar os primeiros buracos se o caminho for pela estrada que corta o assentamento Zumbi dos Palmares; a antiga Estrada das Frutas, a partir do bairro Santana, na área da antiga Usina São João. Trabalho de infraestrura, segundo os moradores, foi a inauguração do asfalto no então governo Arnaldo Vianna, no início dos anos 2000. O novo governo informa que desde que assumiu, fora da área urbana, já tapou buracos, nivelou e acertou mais de 1.500 quilômetros de estradas.
Para quem percorre diariamente, seja com carro próprio, a pé ou de carona (em alguns locais não passa ônibus), é possível encontrar trechos onde o asfalto está crivado de buracos ou mesmo sem asfalto algum nos acessos para as localidades rurais de Santa Ana, Balança Rangel, Caxias, Paraíso, Matutu, Rio do Colégio, Cajueiro, Jacarandá e Campelo.
“Já são mais de 20 anos desse asfalto, sem que nenhum outro governante tenha feito recapeamento. O que nós, moradores da área, fazemos é usar cascalho e resto de obra para tapar os buracos pelo menos na frente das nossas casas. O mato também está invadindo a estrada em alguns trechos. Em tempo de eleição aparecem os políticos com promessas, mas ninguém faz nada. Se perguntar qual o melhor trecho: não tem”, diz Isaías Monteiro, comerciante e filho de agricultor familiar das terras do assentamento Zumbi e morador da área há 26 anos.
Os desportistas dos grupos de pedal da cidade também reclamam e até tentam ajudar. “Agora, mesmo, tem um grupo fazendo uma rifa para um mutirão de tapa-buraco. Sempre tem gente caindo e se machucando. Está muito perigosa, principalmente, a noite”, ressalta a moradora Conceição Pontes.
A secretaria de Obras e Infraestrutura informou que tem atuado em várias frentes desde o início do ano para recuperar as estradas que ficaram vários anos sem manutenção. No entanto, não disse quando as estradas da área do assentamento entrará no cronograma de ação.
Por meio da parceria firmada entre o prefeito Wladimir Garotinho e o governador Cláudio Castro, a Prefeitura, através das máquinas cedidas pelo Estado, operadas pelas equipes da secretaria de Agricultura de Campos, já recuperou as seguintes estradas: Muxuango, Lisboa, Passarinho, Donato, parte da RJ 190 do Imbé, Estrada de Sentinela do Imbé, Capitão Mor, Margarida, Estrada Principal de Três Vendas, Dique de Três Vendas, Estrada do Piriquito, Estrada do Sabiá e Estrada do Cleber no Deserto. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS