Mais de 100 empresas esperadas para Encontro de Desenvolvimento Regional
Dora Paula Paes 01/12/2021 14:57 - Atualizado em 01/12/2021 15:53
O governo Cláudio Castro, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, promove nesta quinta-feira (2), em Macaé, o segundo Encontro para Desenvolvimento Econômico Regional no Estado. Expectativa também é grande para mais uma Rodadas de Negócios do CompraRJ. O secretário da pasta, Vinicius Farah, destaca a importância do evento, com a participação de empresas âncoras e outras 100 pequenas e médias, além de prefeituras. "O Encontro servirá justamente para identificar novas oportunidades e os gargalos para o desenvolvimento pleno da região", adianta. O evento será a partir das 9h, no Hotel Royal Macaé.
Folha da Manhã – A sua pasta já realizou, em Itaboraí, o primeiro Encontro para o Desenvolvimento Regional. O que os empresários que vão participar desta edição em Macaé podem esperar?
Vinicius Farah – Teremos um dia inteiro de reuniões e troca de experiências entre os municípios. Esta é uma oportunidade única para debater vocações, oportunidades e desafios dos municípios com o objetivo de elaborar agendas estratégicas de desenvolvimento para os municípios. Além disso, temos a rodada de negócios do Compra RJ. Mais de 100 pequenas e médias empresas fornecedoras fluminenses já se inscreveram para a rodada que acontece dentro do evento. O Encontro para o Desenvolvimento Regional é, com toda certeza, um grande projeto para o estado do Rio de Janeiro.
Folha da Manhã – A meta é debater vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios. Qual é a situação do Norte Fluminense nesses parâmetros? A maior vocação? As grandes oportunidades? Os gargalos?
Vinicius Farah – Na região Norte está localizado o Porto do Açu. Maior investimento privado na América Latina, ele é do parque termelétrico da GNA e vem abrindo o horizonte para uma infinidade de novos projetos para o Estado, de fábricas de fertilizantes à energia solar e eólica, além de investimentos de diversas petroleiras. O gás natural é certamente uma das vocações, com grandes oportunidades. O Encontro servirá justamente para identificar novas oportunidades e os gargalos para o desenvolvimento pleno da região.
Folha – Qual o papel do Governo do Estado neste processo de desenvolvimento neste momento?
Farah – O papel do governo é o de mobilizador dos diversos atores de desenvolvimento, de empresários a gestores públicos, e promover a melhoria do ambiente de negócios. O reaquecimento da economia fluminense é uma realidade, fruto do compromisso do governador Cláudio Castro com a desburocratização, a transparência, o fortalecimento das vocações setoriais e o apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Folha – A Rodada de Negócios que acontece de forma simultânea já ocorre. O que o empresário que estará participando pode esperar?
Farah – Mais de 100 pequenas e médias empresas fornecedoras fluminenses se inscreveram para a Rodada de Negócios do Compra RJ. Petrobras, Porto do Açu, GNA, Perenco, Trident, Modec, Grupo Barcelos e Aeroporto de Macaé são algumas das empresas que confirmaram presença no evento. Também participam os setores de compras das prefeituras de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Essa é uma forma de valorizar o empreendedor local e estimular a economia regional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS