Período em que Euclides da Cunha morou em São Fidélis é contado em documentário de estudantes campistas
Matheus Berriel - Atualizado em 01/12/2021 19:15
Documentário sobre Euclides está disponível no YouTube
Documentário sobre Euclides está disponível no YouTube / Reprodução
O Colégio Centro de Estudos (PH), de Campos, realizou na última segunda-feira (29) o projeto interdisciplinar “Sarau, Sagas & Sertões”, que teve como homenageado o jornalista e escritor Euclides da Cunha (1866-1909), natural de Cantagalo. Coordenada pelo professor de artes Ely Corrêa, a iniciativa envolveu áreas de conhecimento como língua portuguesa, sociologia, história e filosofia, sendo realizado por turmas de primeira e segunda séries do ensino médio. Entre as atrações, foi lançado o mini-documentário “Os Sertões - Trilhas e Travessias”, incluindo detalhes sobre o período em que Euclides morou em São Fidélis, na infância. O filme pode ser assistido no YouTube, pelo link https://youtu.be/0YjOQ0dt6Ig.
Um clássico da literatura brasileira, o livro “Os Sertões” (1902), que retrata o sertão baiano, a figura do sertanejo e a Guerra de Canudos, foi ressignificado pelos estudantes envolvidos no projeto. Aberto ao público, o evento de segunda-feira reuniu pais, responsáveis e membros da sociedade campista em geral.
Acompanhada pela bateria da escola de samba campista Ururau da Lapa, a estudante Emely Menezes, da turma 2003, interpretou o samba-enredo “Os Sertões”, que embalou o desfile da escola carioca Em Cima da Hora em 1976. No local, foram expostos alguns itens de acervo referente à antiga Fazenda São Joaquim, da localidade de Valão dos Milagres, em São Fidélis, onde Euclides morou com a tia Laura Constança da Silva Moreira Garcez após a morte da sua mãe, Eudóxia Moreira da Cunha.
— Foi muito gratificante para os alunos, para o Colégio Centro de Estudos e, principalmente, para mim, que pude, em parceria com outros colegas professores, realizar esta grandiosa ação de incentivo à leitura e fomento à valorização das diversas formas de linguagens artísticas. E mais: eu, como fidelense, sempre tive o desejo de concretizar esse meu sonho antigo de resgatar a memória de Euclides da Cunha, uma vez que o mesmo viveu na nossa “Cidade Poema”. Por isso, agradeço à direção do colégio, aos professores, aos alunos e a toda família Centro de Estudos por me darem essa oportunidade ímpar. Muito obrigado a todos os que me possibilitaram a realização deste sonho, creditando-me inteiro apoio e singular confiança — disse o professor Ely Corrêa, que já foi secretário de Cultura em São Fidélis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS