Você conhece o Training Peaks?
26/12/2021 21:19 - Atualizado em 27/12/2021 16:02
Fundado no final dos anos 90, a plataforma revolucionou a forma de enxergar a corrida de rua, tanto entre corredores quando treinadores sendo hoje hoje uma ferramental fundamental no treinamento de endurance.
Correr talvez seja o esporte mais democrático dentre todos os que conhecemos, em síntese pela facilidade de ser praticado. Muitos iniciam sem um acompanhamento técnico, e dá certo. Mas os que buscam dar um passo ainda maior e querem vivenciar a rotina de um atleta, como analisar dados, observar melhorias do desempenho e ter um planejamento específico para uma prova, buscam algo mais. Nesse momento que o Training Peaks pode ajudar e muito.
O QUE É O TRAINING PEAKS?
É a maior plataforma de treinamento de endurance do mundo. Tem a capacidade de analisar treinos, prescrever planilhas e facilitar a montagem de relatórios após treinos, provas ciclos, tudo de forma simples e interativa.
O maior foco da plataforma é o apoio de três modalidades: corrida, ciclismo e triathlon. Originalmente, o Training Peaks tinha como base principalmente os ciclistas e, até hoje, muitas ferramentas do sistema vem sendo aprimoradas para esse público. Porém, hoje a corrida tem uma participação igual ou até maior, dada a quantidade de corredores e assessorias esportivas que utilizam. Quando não se usa o TP numa assessoria até se desconfia dela...
 
QUAIS OS PRINCIPAIS DIFERENCIAIS?
Layout simples e intuitivo
Um ponto muito positivo do Training Peaks. Navegar pelo site ou aplicativo é fácil. Você consegue visualizar os treinos com muita clareza, além da opção do corredor de colocar comentários sobre como foram os treinos, bem como o nível de dificuldade. Isso ajuda demais no acompanhamento do seu Treinador de Corrida.
Integração com os principais relógios de corrida
Quanto mais a sério o corredor levar sua rotina, mais dados ele gostará de analisar. Nesse quesito, o Training Peaks é imbatível. Ele sincroniza com os principais relógios de corrida, como Garmin, Suunto, Polar, Tomtom, além do Apple Watch, sendo o Garmin o meu preferido pela capacidade de facilitar os treinos, visto o relógio receber os treinos estruturados e planejados.
Todas as informações são importadas de forma prática, permitindo uma avaliação mais e detalhadas de dados como pace médio, altimetria, batimento cardíaco e até potência da corrida ou bike.
Dessa forma, tanto o corredor quanto o treinador conseguem observar a evolução, sem “achismos” ou palpites.
Relatórios completos num clique
Já pensou visualizar o quanto melhorou de velocidade durante o ano? Ou ver o mês que mais correu e a média de kms a cada treino? Talvez consultar a maior distância que percorreu em determinado mês?
 
No Training Peaks, você tem tudo isso.
A plataforma gera relatórios completos e padronizados para determinados períodos (último ano, último mês, etc). Além disso, ao longo dos anos foram desenvolvidas diversas métricas próprias, que darão parâmetros super interessantes ao corredor, como nível de stress, carga de treino ideal, e ganho de condicionamento.
BLOG TRAINING PEAKS
 
Formado por uma equipe com alguns dos maiores treinadores do mundo, o Training Peaks também se preocupa em produzir conteúdo. Para isso, eles criaram um blog com dicas de treinamento em corrida, ciclismo, triathlon e nutrição. 
Acesso a treinadores ou Planos específicos por prova, ao qual faço parte da brincadeira. Você ainda não tem um treinador ou assessoria de corrida e busca orientação? Quem utliza o Training Peaks é o seu lugar certo. 
Lá, você encontra 3 tipos de opções no site: planos por distância, atendimento personalizado e programas premium com treinadores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]