Representante de OS pressiona médicos da UPA Guarus e diz que vai pagar na 6ª
07/12/2021 16:58 - Atualizado em 07/12/2021 20:28
Médicos param pela terceira vez este ano
Médicos param pela terceira vez este ano / Genilson Pessanha
Enquanto o Governo do Estado e a assessoria de comunicação do Instituto dos Lagos Rio, Organização Social (OS) responsável por repassar o pagamento dos médicos da UPA Guarus, em Campos, não se posicionam, o corpo clínico informa que vem sofrendo, na tarde desta terça-feira (07), pressão para encerrar a terceira paralisação em menos de três meses por atraso de pagamento. Segundo os médicos, que temem sofrer retaliações, haveria um representante da OS na unidade hospitalar, prometendo pagar a folha salarial de outubro até a sexta-feira (10). Ainda não há definição sobre o fim do movimento, que teve início à 0h desta terça. Alguns médicos chegaram a relatar que a paralisação poderia acabar, já que temem perder os empregos. Porém, a decisão da maioria foi manter o protesto. Um ato, em frente à unidade, está marcado para as 9h desta quarta-feira (08).
A Folha pediu informações à secretaria estadual de Saúde e ao Instituto dos Lagos Rio, sobre a situação da UPA Campos. No fim da tarde desta terça, a decretaria estadual de Saúde informou que não “o atendimento não foi paralisado na unidade”, apesar de a equipe da Folha e todos os veículos de comunicação da cidade terem noticiado o fato. A secretaria informou ainda que “realizará amanhã (08) o pagamento referente aos meses de novembro e dezembro para a Organização Social (OS) Instituto Lagos Rio”. Segundo a nota, “o pagamento estava pendente porque a OS não havia apresentado documentação que precisa ser repassada à secretaria estadual a cada faturamento, conforme previsto em lei. O valor será creditado na conta da organização até o fim desta semana, devido ao fluxo bancário”. A OS não se posicionou ainda.
A secretaria de Saúde também informou que “está implantando um sistema de prestação de contas em tempo real para melhor controle das despesas das OSs que administram unidades do estado. Desde setembro, todos os editais de seleções de organizações sociais voltados para a gestão de unidades de saúde trazem uma cláusula que obriga as OSs contratadas a implantarem uma plataforma eletrônica com o objetivo de sistematizar os procedimentos de prestação de contas. Três editais já foram publicados com esse item”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]