Fábio Ribeiro: União por um interior forte
- Atualizado em 01/12/2021 14:30
Fábio Ribeiro, presidente da Câmara de Campos
Fábio Ribeiro, presidente da Câmara de Campos / Divulgação
Minha terra.
Espero que a água benta
que do céu desça em jorrada
transforme a seca violenta
num pasto para a boiada
e essa terra que aferventa
possa enfim ser cultivada.”
Lendo o poema de Guibson Medeiros com reportação ao Nordeste do país, que tanto padece com a seca, vi o reflexo de dificuldades, é claro em menos proporções, dos nossos agricultores e produtores das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Este ano de 2021 tem sido atípico no volume de chuvas, mas não muda a característica das últimas décadas de águas escassas e mal distribuídas, com longos períodos de estiagem. Os nossos municípios estão cada vez mais parecidos com o semiárido, uma região que ocupa cerca 12% do território e abrange o Nordeste e parte de Minas Gerais.
Com base nesta realidade, o atual prefeito Wladimir Garotinho (PSD), enquanto deputado federal apresentou o Projeto de Lei 1440/19, que cria um fundo para financiar investimentos em atividades produtivas em 22 municípios do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro que são afetados pela crescente queda dos índices de chuva. A proposta cria ainda a Classificação Climática das Mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, que passam a ser caracterizadas como áreas de semiárido.
O texto que tramita na Câmara dos Deputados foi a principal pauta de discussão no 3º Encontro do Parlamento Inter-Regional, na última sexta-feira (26), em Macaé.
O que deixou esse presidente muito feliz foi a constatação do avanço do parlamento corroborado pelo apoio e empenho dos deputados federais Clarissa Garotinho (Pros), irmã do autor, Felício Laterça (PSL), relator do projeto, e Christino Áureo (PP). Os deputados estaduais Chico Machado (PSD), Bruno Dauaire (PSC), Rodrigo Bacellar (SD) e Jair Bittencourt (PP) também estão nessa frente pelo fortalecimento do interior.
Compartilhando com o autor do projeto, Wladimir Garotinho, sobre a luta travada pelo Parlamento Inter-Regional, ele me afirmou que “apesar de não se encontrarem fixadas na região do semiárido brasileiro, as duas mesorregiões possuem características climáticas transitórias e entraves inalteráveis para a produção agrícola, que tornam o seu clima idêntico ao daquela área”.
A proposta é a criação de um fundo que terá recursos públicos e privados, nacionais e estrangeiros, oriundos de contribuições, doações, financiamentos e outras origens.
Por parte do parlamento, temos a certeza que os municípios unidos com seus representantes estaduais e federais somos mais fortes, afinal, quando o rebanho se une, o leão vai dormir com fome. Vamos em frente que os 22 municípios, precisam da gente!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS