Ação contra vereadores do DEM tem primeira audiência em Campos
19/11/2021 23:54 - Atualizado em 19/11/2021 23:54
Genilson Pessanha
A Justiça Eleitoral de Campos realizou nesta sexta-feira (19) a primeira audiência na ação que denuncia toda a nominata do DEM na última eleição municipal por fraude. O autor da ação, o ex-secretário de Administração André Oliveira (Avante), afirma que o partido não teria alcançado o mínimo de 30% de candidaturas femininas ao Legislativo. Nos próximos passos, as respectivas defesas apresentarão as alegações finais e, após manifestação do Ministério Público, o juiz Glicério de Angiolis poderá emitir a sentença de primeira instância.
O DEM elegeu os vereadores Rogério Matoso e Marcione da Farmácia. No processo, André pede a anulação dos votos de todo o partido, o que acarretaria na cassação dos mandatos de Matoso e Marcione.
Inicialmente, a audiência seria em 5 de novembro, mas foi adiada em razão da suspeição do promotor Fabiano Rangel.No dia 12 de novembro, foi realizada a primeira audiência dentro da ação que contesta possíveis candidaturas femininas laranjas do PSL. Também tramitam outros processos contra PSC, PL e Avante pelo mesmo motivo.
Os autores também pedem a anulação dos votos das legendas, o que significaria a perda dos mandatos dos vereadores Nildo Cardoso (PSL), Bruno Vianna (PSL), Maicon Cruz (PSC), Pastor Marcos Elias (PSC), Bruno Pezão (PL) e Abdu Neme (Avante).
Entre as candidaturas do PSL, as sete menos votadas são mulheres, sendo que duas não receberam nenhum e alguns fizeram campanha nas redes sociais para outros candidatos. Já no PSC, as nove candidaturas com menor votação são do sexo feminino, sendo duas com menos de oito votos. No Avante, três candidaturas tiveram menos de dez votos nas urnas
Todos os envolvidos negam as acusações e dizem confiar na Justiça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS