Campanhas Novembro Azul e Roxo para alertar homens e mulheres
12/11/2021 16:42 - Atualizado em 12/11/2021 16:43
Novembro é conhecido por ser um mês de alerta aos homens pela prevenção e combate ao câncer de próstata, o chamado Novembro Azul. Em Campos está acontecendo a campanha “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, já que muitos têm resistência e preconceito com relação ao exame e até mesmo em procurar um médico.
No Brasil, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Em Campos, ela é a segunda com maior incidência dentre as neoplasias notificadas. Em 2020 e 2021, foram diagnosticados 810 casos.
Então, é hora de largar o preconceito de lado e buscar o atendimento, que inclusive está sendo ofertado (aqui) por meio de agendamento.
Além da campanha destinada aos homens, o mês de novembro também é voltado para outro assunto importante. É o Novembro Roxo. No Papo Cabeça deste sábado (13) vamos conversar sobre esta campanha que busca a sensibilização para a prematuridade.
O objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebe, para sua família e para a sociedade.
Em Campos, o serviço de referência acontece no Hospital Plantadores de Cana, onde na UTI Neonatal várias bebês recebem o atendimento especializado e também humanizado.
Um dos destaques é um projeto voluntário de polvos de crochê que ajudam a "acolher" bebês. A ação pioneira na região foi implantada em 2017 e consiste em aconchegar os pequeninos que estão em incubadoras.
Para falar mais sobre esta e outras ações, convidamos o pediatra responsável pela UTI do HPC, Marianto de Freitas Cunha Filho, e a coordenadora também da UTI Arilza Machado.
Esperamos vocês neste sábado, às 10h, ao vivo, na rádio e nas redes sociais da Folha FM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.