Cancelamento na internet: não há como dimensionar as consequências na vida das pessoas
- Atualizado em 05/11/2021 19:01
Há algum tempo venho conversando com alguns amigos e familiares mais próximas sobre esta onda de cancelamento que vem acontecendo na internet e as consequências na vida das pessoas que não podemos dimensionar.
Resolvi usar este nosso espaço aqui e no nosso programa Papo Cabeça, na Folha FM, para que a gente faça uma reflexão sobre o tema.
Independente de posicionamento político ou com qualquer outro tema que diferencie uma pessoa uma da outra, temos que primeiro analisar de que forma temos nos comportado, antes mesmo de avaliar o outro e promover um “linchamento virtual”, cujas consequências são reais, podendo ser até mesmo a morte de alguém.
Então, buscando essa reflexão, convidamos a psicóloga Nilvia Coutinho para falar sobre este assunto no nosso programa de rádio neste sábado (06).
A nossa entrevistada é psicóloga existencial humanista, com experiência em Educação e em Direitos Humanos, Desigualdades Sociais, Sexualidade, Gênero, Homofobia, Morte e Luto.
Será que existe um manual de boas maneiras para as redes sociais?
Para a nossa convidada, há vários “aspectos que podem ser observados. Desde o encantamento das pessoas pelas redes sociais, até os excessos amplificados pela pandemia, passando lógico pelo autocentramento”.
Ainda segundo ela, algumas pessoas querem definir o que faz ou não sentido para o outro. “São os detentores e vigilantes da ‘verdade’. Mas verdade é pessoal e única para cada sujeito. As redes sociais podem expor o que temos de melhor e também o que temos de pior”, afirmou a psicóloga, que é pós- graduanda em Neurociências e Comportamento e Filosofia, além de mestra em Cognição e Linguagem.
O nosso programa é às 10h, ao vivo aqui na rádio e nas redes sociais da Folha FM.
Venha participar deste papo com a gente!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.