Centro para criança e adolescente vítimas de violência é inaugurado
- Atualizado em 13/10/2021 09:46
Divulgação
O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira dama Tassiana Oliveira, inaugurou nessa terça-feira (12) o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança vítimas de violência (Caac), que vai funcionar no Hospital Ferreira Machado (HFM). É a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior.
Também participaram da cerimônia a promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anik Rebelo Assed, e Denise Rivera, assessora técnica da Polícia Civil para assuntos de perícia.
O espaço foi totalmente reformado, recebeu decoração temática, e vai oferecer de forma concentrada, em um único local, serviços da Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML), assistência médica, apoio psicológico e social.
O prefeito Wladimir Garotinho destacou a importância do trabalho conjunto para a inauguração e destacou o apoio dos funcionários e da direção.
“A gente dá todo o apoio, mas quem faz o dia a dia são os funcionários e a direção. Eles estão de parabéns. Também recebemos apoio das empresas, das entidades, da Polícia Civil. É muito importante ter na cidade um polo regional, que vai atender a Campos e outros municípios”, frisou o prefeito.
A promotora Anik Rebelo Assed destacou que o Caac é fruto de um termo de cooperação entre o MPRJ e o município para juntar em um único local todos os serviços de atendimento.
“No Caac estarão o Conselho Tutelar, assistente social , psicologia e, Polícia Civil, serviços, médicos e perícias. A partir da implementação do Centro, já a partir de amanhã, parte dos serviços terá início. Então, as vítimas serão trazidas para o Centro e receberão o acolhimento da assistente social e psicóloga, e serão identificadas as medidas protetivas daquele caso", afirmou a promotora, destacando que o próprio Caac faz comunicação à rede de proteção, para que essas medidas possam ser aplicadas.
Denise Rivera, assessora técnica da Polícia Civil, lembrou do papel da família. “As mães têm que entender que elas precisam proteger seus filhos, independente da condição social. Elas têm que denunciar e saber que podem contar com a polícia, com o município, com o MPRJ. Nós estamos aqui para proteger”, completou.
Também participaram da cerimônia o Secretário de Saúde Paulo Hirano, o subsecretário Marcus Gonçalves, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Adelsir Barreto; o vice Arthur Borges: o advogado Marcelo Freire, representando o vice-prefeito Frederico Paes, secretários, diretores do Ferreira Machado, além dos vereadores Pastor Marcus Elias, Leon Gomes e Silvinho Martins.
“O olhar para esse grupo de crianças, nesse grau de vulnerabilidade de agressão que eles sofrem, é algo muito especial e importantíssimo. Quando a criança é exposta a uma situação como essa, ela fica fragilizada e nós conseguimos com esse equipamento que a criança não fique indo a vários locais. A criança será acolhida pela nossa equipe, tratada nesse ambiente adequado com resolutividade mais rápida. É um grande passo de um olhar especial a todas as crianças e adolescentes que sofrem o assédio e a violência sexual”, lembrou Paulo Hirano.
Com a inauguração do Caac, a sociedade passa a contar com a reunião dos serviços de assistência médica, psicossocial, perícia criminal e coleta de provas num só espaço humanizado, preparado e equipado pelo município no HFM. Para esse fim, que em muito contribuirá para identificar os abusadores, inibir o número de casos e, principalmente, fortalecer a rede de proteção à Infância e Juventude”, acrescentou Aldesir Barreto, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
“O processo da construção do Caac estava desde 2017 sem solução, mas agora vai se tornar realidade graças a uma ação conjunta da nossa equipe, aporte da sociedade, sensibilidade do prefeito Wladimir e total apoio do Ministério Público, por meio da promotora Anik Rebelo, além dos demais representantes dos órgãos envolvidos. Nossa gestão está focada em construir um hospital melhor para todos, mas temos um olhar diferenciado para os mais vulneráveis, por isso, estamos inaugurando o CAAC em tempo recorde”, afirmou o superintendente do HFM e vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS