Diretor do Inepac visita Campos nesta quinta para tratar sobre escritório técnico regional
Matheus Berriel 07/10/2021 12:51 - Atualizado em 07/10/2021 12:52
Museu Histórico de Campos vai receber escritório do Inepac
Museu Histórico de Campos vai receber escritório do Inepac / Divulgação
Diretor geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde fevereiro, o professor Cláudio Elias realizará nesta quinta-feira (7) uma visita técnica ao Museu Histórico de Campos, para onde está sendo planejada a instalação de um escritório técnico regional do órgão. Durante a tarde, ele terá uma reunião com a coordenadora do museu, Graziela Escocard, e com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, abordando também a vinda para Campos de um curso de educação patrimonial do Inepac.
O projeto de Campos sediar um escritório técnico do Inepac abrangendo os municípios do Norte e Noroeste Fluminenses é discutido há algum tempo, como noticiado pela Folha em 10 de julho do ano passado. Atualmente, só na planície goitacá há nove prédios tombados pelo órgão estadual, e há análises para tombamentos do Mosteiro de São Bento, em Mussurepe, e do Mercado Municipal, cujo centenário foi comemorado em setembro.
No final de julho deste ano, o ex-diretor do Inepac Cláudio Prado de Mello, exonerado em janeiro, enviou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) um relatório de 27 páginas denunciando o que chama de “descaso e preterimento” dos assuntos relacionados ao patrimônio histórico e cultural de Campos e região. O atraso na instalação do escritório técnico regional foi um dos temas citados. Inicialmente indeferido, o caso passou a ser analisado pelo Conselho Superior do MP após recurso.
Leia também:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS