Fábio Ribeiro fala sobre ordem de votação das contas de Rosinha e Rafael
25/10/2021 20:20 - Atualizado em 25/10/2021 20:44
Com o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela reprovação das contas do último ano do governo Rafael Diniz (Cidadania), na quarta-feira (20), começou a ser especulado qual relatório iria primeiro ao plenário da Câmara: o de Diniz ou do último ano de Rosinha Garotinho (Pros). O Legislativo, responsável final pelo julgamento, não tem uma regra quanto a prazo ou critério de ordem para análise. Quem decide quando e qual relatório pautar é o presidente da Casa, Fábio Ribeiro (PSD). Ele lembrou que no caso das contas de Diniz a Câmara ainda nem recebeu o parecer do TCE — Rafael, inclusive, informou que vai recorrer da decisão —, mas pregou bom senso, com respeitando a ordem cronológica dos fatos.
— Bom senso. Não tem como deixar de votar uma de 2020 e deixar a de 2016. Mas política é política... quem está falando é um vereador, nós somos 25. Pode ocorrer algum pedido para julgamento, o que não acredito. O bom senso leva a crer que as contas de Rosinha serão votadas primeiro, só depois as de Rafael — afirmou Fábio Ribeiro.
As contas da ex-prefeita chegaram a ser reprovadas pelos vereadores em 2018, seguindo o parecer do TCE, mas uma votação da legislatura atual anulou o ato e, desde maio, a comissão de Finanças e Orçamento deu parecer pela aprovação (por dois votos a um), a despeito do relatório da Corte de Contas. No entanto, no plenário, para aprovar as contas de Rosinha, assim como as de Rafael — caso seja mantida a recomendação do TCE, da qual o ex-prefeito vai recorrer —, são necessário de 17 votos, número difícil para os garotistas, e mais ainda para os aliados de Diniz. Tão difícil que as contas de Rosinha continuam guardadas nos armários da Câmara, aguardando para serem pautadas por Fábio Ribeiro, em sessão exclusiva para esse fim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]