Instabilidade na base leva a especulações de "desembarque" na Câmara
16/10/2021 10:12 - Atualizado em 16/10/2021 10:39
Sem base consolidada
Entre os desafios que, naturalmente, uma administração municipal enfrenta, em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) ainda vive uma instabilidade em relação à base na Câmara. Desde que enviou um pacote de medidas, em maio, que incluía as não aprovadas alterações no Código Tributário, o grupo de apoio ao prefeito reduziu consideravelmente. No processo de reconstrução da base, o presidente da Casa, Fábio Ribeiro (PSD), chegou a dizer que o governo conseguiu após o recesso do Legislativo 14 aliados, menos para a pauta do Código, em que o número de votos chegaria somente a 11. Mas parece que nem esse número está consolidado.
Descontentamento em blocos
Ao se posicionarem de forma contrária na questão do Código Tributário, os vereadores Bruno Vianna (PSL), Fred Machado (Cidadania) e Raphael Thuin (PTB), que votaram com a base nas outras medidas do pacote, foram considerados um “grupinho fechado” e a reação do governo foi exonerar aliados de Bruno e Thuin da gestão imediatamente. Agora, um outro “grupo” da base estaria mostrando insatisfação: Luciano Rio Lu (PDT), Maicon Cruz (PSC), Marquinho do Transporte (PDT) e Thiago Rangel (Pros). Vale lembrar que os quatros, ainda que em situações e momentos distintos, já se posicionaram contra a pedra no sapato do Código Tributário.
Grupo sem coesão
Para evitar uma divisão maior na base, Fábio defende o constante diálogo com os vereadores. Alguns, porém, gostariam de maior abertura com o prefeito. O ventilado “grupo” dos quatro parece não ter batido o martelo sobre um aventado desembarque da base, nem sobre a própria consolidação. Rio Lu e Thiago defenderam que existe a união. Maicon, destacou a proximidade com os pedetistas Marquinho e Rio Lu, mas negou que faça parte de algum grupo fechado. O vereador do PSC, que esteve no gabinete de Wladimir, junto com o presidente da Câmara, nessa sexta-feira (15), disse ter bom relacionamento institucional com o prefeito.
Fumaça e fogo
Enquanto não surge uma votação mais polêmica, uma prova de fogo para o governo, a base parece mesmo contar com a maioria absoluta na Câmara. Nos bastidores, o que preocupa alguns interlocutores do prefeito, contudo, é a fumaça que sempre surge de possíveis desembarques, com a possibilidade de as chamas aparecem somente nos dias das sessões mais quentes. Não cairia bem para o governo, ainda no seu primeiro ano, mais uma derrota na Casa. O Código Tributário não chegou a ser votado, a derrota era certa. Pelo mesmo motivo, a reanálise das contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Pros) não sai da gaveta do presidente.
Eleições na OAB
OAB - Campos
OAB - Campos / Rodrigo Silveira
A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro, incluindo a 12ª Subseção, em Campos, está marcada para daqui a um mês, no dia 16 de novembro. O prazo para inscrições das chapas terminou nessa sexta. No site da OAB-RJ, até as 20h, apenas duas chapas estavam registradas. A primeira é “Unidos pela Ordem”, encabeçada pelo atual presidente da OAB-Campos, Cristiano Miller, tendo como vice Isabela Fernandes Pitta. Já o ex-presidente Felipe Estefan está à frente da chapa “Uma nova Ordem”, tendo como vice Carlos Alexandre Azevedo Campos. A Folha, como já é tradição, vai acompanhar todo processo.
Universidade na Baixada
O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial de quarta (13), concorrência para a construção de oito Centros Regionais Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, e um deles será em Baixa Grande, em Campos, a chamada Universidade Pública da Baixada Campista. Wladimir prometeu a cessão de uma área de 5 mil m², da antiga fábrica de macarrão Duvêneto à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Em visita a Campos mês passado, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, anunciou que a universidade vai reunir ensino profissionalizante, ensino a distância, cursos de inovação tecnológica e pesquisa.
Feriado
A segunda-feira (18) é feriado do Dia do Comerciário. Em Campos, segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo), o empregador não poderá exigir o trabalho de seus colaboradores. No entanto, o comerciante poderá abrir o seu estabelecimento sem a participação dos funcionários. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), bancos, instituições financeiras, repartições públicas e demais segmentos funcionam normalmente. “O consumidor deve estar atento a esta data para evitar transtornos ao deparar-se com o comércio da cidade fechado”, informou a CDL.
Confirmado
O show de Zé Ramalho, que comemoraria inicialmente os aniversários de Campos e de 1 ano da Folha FM, agendado originalmente para o dia 28 de março de 2020, foi remarcado para 11 de junho de 2022, informou Christiano Abreu Barbosa, no blog Ponto de Vista, hospedado no Folha 1 (aqui). A apresentação do artista ocorrerá no mesmo local, a Multiplace, e nas mesmas condições, estando válidos os ingressos que já foram adquiridos. O adiamento foi necessário em virtude da pandemia do coronavírus, que durante mais de um ano e meio forçou o poder público a decretar a proibição de shows, parcialmente liberados na última quarta-feira (13).
Publicado na edição deste sábado (16) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]