Petroleiro morre vítima da Covid-19
27/09/2021 11:33 - Atualizado em 27/09/2021 12:24
André Pereira
André Pereira / Divulgação
O técnico de segurança da plataforma P-40, na Bacia de Campos, André Pereira, de 48 anos, morreu nesse sábado (25) por complicações da Covid-19. De acordo com a Petrobras, André desembarcou com sintomas no dia 10 de agosto e foi encaminhado para atendimento médico e isolamento domiciliar. Posteriormente, ele precisou de atendimento hospitalar, o quadro de saúde se agravou e evoluiu para óbito. 
“O Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiro do Norte Fluminense) lamenta que mais um trabalhador tenha perdido a vida e reforça que irá buscar informações sobre o caso, pois é inaceitável que os trabalhadores continuem expostos ao vírus em ambiente de trabalho”.
André serviu na Aeronáutica por alguns anos, trabalhou na Rede Globo, até que fez concurso para Petrobras, no qual passou em quinto lugar. “Desde então, André se mostrou muito dedicado ao trabalho e chegou a ter um reconhecimento de conduta esperada em SMS”, destacou o Sindipetro-NF.
De acordo com a mulher de André, Adriana Correa, ele era um marido exemplar, muito companheiro, cuidador, atencioso e protetor, além de muito próximo aos amigos e familiares. “Os amigos e familiares sempre gostaram dele, porque ele é atencioso, carinhoso, respeitoso, honesto, trabalhador, sempre pronto para ajudar, sabia bem escrever um texto, sempre com belas e sábias palavras”, afirmou.
Em nota, a Petrobras lamentou a morte do funcionário da P-40 e informou que o “empregado desembarcou com sintomas no dia 10 de agosto, sendo encaminhado para atendimento médico e isolamento domiciliar. Posteriormente ele precisou de atendimento hospitalar, o quadro de saúde se agravou e ele veio a óbito em 25/9. Seu caso foi monitorado pelas equipes de saúde da Petrobras durante todo o período. A companhia está prestando todo apoio aos familiares”.
A companhia garantiu, ainda, que “tem um rigoroso protocolo preventivo nas unidades offshore e age rapidamente sempre que um colaborador reporta sintomas a bordo, com desembarque imediato do caso suspeito e de todos os contactantes. O protocolo de prevenção da Petrobras para unidades offshore envolve quarentena e teste RT-PCR pré-embarque; uso obrigatório de máscaras; reforço na higienização e distanciamento; e conscientização sobre cuidados individuais dentro e fora do ambiente, entre outras medidas”, diz a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS