Campos realiza mais uma captação de órgãos
27/09/2021 08:09 - Atualizado em 27/09/2021 10:44
Captação de órgãos em Campos
Captação de órgãos em Campos / Divulgação
Campos realizou nesse domingo (26) mais uma captação de órgãos, somando oito somente neste ano, com o apoio do NF Transplantes, programa da secretaria de Saúde de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, beneficiando 26 pessoas que aguardavam na fila. No domingo, a família da jovem Maria Luiza Rocha Viana, 20 anos, vítima de acidente de moto na sexta-feira (24), autorizou a doação dos órgãos. Nesta segunda-feira (27) é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.
Esse gesto da família, apesar da dor pela perda da jovem, permitiu levar esperança para mais cinco pessoas que aguardam na fila de espera por uma doação. Foram captados rins, córneas e fígado. A equipe do Programa Estadual de Transplante (PET) chegou no final da noite desse domingo para fazer a captação dos órgãos.
Maria Luiza Viana
Maria Luiza Viana / Reprodução
O Dia Nacional de Doação de Órgãos, instituído pela Lei nº 11.584/2007, tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Nos últimos anos, o número de captação vem aumentando.
Segundo o psicólogo Luiz Cosmeli, da equipe do NF Transplante, os novos protocolos estabelecidos por conta da Covid-19 exigem que o doador de órgãos seja testado pela a doença. No caso da Maria Luiza o exame deu negativo, desta forma, a equipe do PET foi informada e chegou no final da noite para a realização do procedimento. “O mais gratificante desse trabalho é que mais cinco pessoas serão beneficiadas por esse gesto de amor da família”, concluiu o psicólogo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS