Campos registra mais dois óbitos por Covid
- Atualizado em 26/09/2021 08:30
A secretaria de Saúde de Campos informou que o e-SUS voltou a apresentar, nesse sábado (25), lentidão para inserção de notificações de casos de Covid-19. Com base em dados colhidos nos cemitérios foram registrados dois óbitos por conta da doença, em 24 horas. Desde o início da pandemia, o município soma 1.673 mortes e 44.814 casos, sendo 33.968 recuperados.
Segundo a secretaria de Saúde, o sistema e-SUS passou por uma reformulação em sua metodologia de registro de notificações. "No entanto, mesmo que divulgado no dia 13 de setembro, os municípios brasileiros enfrentaram, ao longo da primeira semana, muita instabilidade para a inserção das notificações e a exportação dos dados inseridos", informou a pasta.
De acordo com o censo diário de ocupação de leitos Covid-19 em Campos, nesse sábado, 73,29% dos leitos de UTI e 31,33% dos leitos de clínica médica das redes SUS e privada estavam ocupados e havia um paciente na fila de espera.
A Prefeitura de Campos já aplicou 577.023 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 350.809 da primeira dose, 214.589 da segunda e 10.650 pessoas receberam dose única. Já são 975 pessoas com a 3ª dose da vacina. 
A orientação da subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%. O município está na Fase Amarela, que representa o nível 3 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.
Primeiro óbito — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS