CCZ realiza Dia D de Vacinação Antirrábica em Campos
- Atualizado em 25/09/2021 17:07
Vacinação aconteceu em 55 pontos do município
Vacinação aconteceu em 55 pontos do município / Subcom
Aconteceu neste sábado (25), em Campos, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria municipal de Saúde, dividiu a imunização de cães e gatos nesta data em 55 pontos do município, entre eles a localidade de Poço Gordo, na Baixada Campista, onde acontece a quarta edição do Prefeitura em Ação.
Um dos postos que registrou grande movimento foi a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Eldorado, que passou por reforma e foi reinaugurada na última quinta-feira (23) pelo prefeito Wladimir Garotinho. A campanha foi aberta às 8h e, em apenas duas horas, a UBSF contabilizou a vacinação de 148 animais, sendo 130 cães e 18 gatos.
O auxiliar de serviços gerais Gilson Inocêncio Carvalho, de 44 anos, foi um dos que esteve na unidade para vacinar seu cão da raça rottweiler. O cachorro, que tem dois anos de idade, estava com coleira e focinheira, como recomendado pelo CCZ em casos de animais bravos.
Já o policial militar Rodrigo Vieira, de 44 anos, optou por levar seus dois cães, um pitbull e um pinscher, para serem vacinados no CCZ. Acompanhado do filho Daniel, de 17 anos, o PM disse que, em novembro do ano passado, os animais também foram imunizados contra a raiva.
O diretor do CCZ, Carlos Morales, lembra que a vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva. Em 2020, no entanto, por causa da pandemia pelo coronavírus, não foi realizado o Dia D. O último ocorreu em 2019.
A meta para este sábado, segundo Morales, era de imunizar em torno de 50 mil animais. Segundo ele, desde janeiro deste ano, o CCZ vem realizando, a cada 15 dias, a imunização dos pets em diferentes bairros da cidade.
Os postos funcionaram neste sábado até as 17h. Estiveram aptos a receber a vacina animais a partir de três meses de idade e adultos saudáveis, além daqueles que expiraram o ciclo de d12 meses da última dose. A vacina protege contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos, que podem ser contaminados por meio da mordida ou saliva do animal. A doença pode afetar o sistema nervoso central e evoluir para óbito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS