Centro de Atendimento à Mulher será inaugurado nesta quarta, em Campos
- Atualizado em 21/09/2021 17:34
Divulgação
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, inaugurado nesta quarta-feira (22), às 18h, será a porta de entrada especializada para atender mulheres em situação de violência. A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, afirma que o Ceam completa a rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher e meninas no município por ser um centro especializado, que vai contar com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação. O endereço do Ceam é rua dos Goitacazes, 257, no Turf Club. O local é o mesmo onde funcionou há anos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam).
“É uma estrutura essencial no programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, uma vez que o Ceam promove a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais. O Ceam vai exercer papel importante com todos os articuladores desse serviço e organismos governamentais e não-governamentais, como Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações, que também integram essa rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente, em relação a violência de gênero”, esclarece a subsecretária.
A atual gestão vem fortalecendo a luta pelos direitos das mulheres e ampliando a rede de proteção. Além de ter criado uma subsecretaria específica, também foi instituído no município o Dia Laranja, que lembra a luta contra a violência contra as mulheres e meninas no dia 25 de cada mês. Campos também conta com a Casa Benta Pereira, que acolhe mulheres em situação de risco pelo agressor; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); os núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); e a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, além de Promotoria de Justiça e Defensoria Pública.
“Através do Ceam, a gente vai conseguir elaborar diagnóstico de situações concretas de violência. Para fazer o mapa da mulher campista, vamos precisar dessa rede forte e o Ceam vai ser extremamente importante. As mulheres vão ser as maiores beneficiadas desse serviço. Mulheres são sujeitos de direitos, independente de etnia, situação socioeconômica, cultural, de orientação sexual. Ela tem direito de viver sem ser agredida”, reforça Josiane Viana, lembrando que o trâmite para acolher uma mulher vítima de violência é complexo e, quando há equipamentos especializados, há maior celeridade e resolutividade ao fluxo de atendimento.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS