Paulo Guedes faz defesa da privatização da Petrobras e Banco do Brasil
- Atualizado em 27/09/2021 17:44
A Petrobras e o Banco do Brasil na "fila" de privatizações dos próximos anos. A defesa partiu do ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta segunda-feira (27). A declaração foi durante videoconferência do encontro "O Brasil Quer Mais", organizado pela International Chamber of Commerce (ICC).
"Um plano para os próximos dez anos é continuar com as privatizações. Petrobras, Banco do Brasil, todo mundo entrando na fila, sendo vendido e sendo transformado em dividendos sociais", declarou o ministro da Economia.
Guedes tem defendido as privatizações para que o governo use os recursos em umfundo contra a miséria. Na campanha eleitoral de 2018, o presidenteJair Bolsonarodisse que "não gostaria" de ver a Petrobras privatizada. Na ocasião, declarou que a medida só seria feita "se não houver solução".Além disso, em 2019, o então presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse queBolsonaro vetou a privatização do banco.
Para o ministro da Economia, o processo de privatização não está acelerado no governo Bolsonaro, mas destacou que em dois anos e meio foram privatizados o equivalente a R$ 240 bilhões. Paulo Guedes lembrou, ainda, a intenção do governo de privatizar a Eletrobras e os Correios. "Quem dá o 'timing' é a política", acrescentou.
Guedes também voltou a defender a tributação de lucros e dividendos, cuja alíquota aprovada pela Câmara dos deputados caiu de 20% (proposta do governo) para 15%, e afirmou que busca reduzir, nos próximos anos, a tributação sobre as empresas para 20%.Atualmente, a taxação é de 34% no Brasil. Na proposta dareforma do IR aprovada pelos deputados, a taxação ficou em 26%. O texto ainda tem de passar pelo Senado Federal para ter validade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS