Desenvolvimento Econômico e Posturas se reúnem com autônomos
- Atualizado em 24/09/2021 10:37
Secretaria de Desenvolvimento recebe autônomos
Secretaria de Desenvolvimento recebe autônomos / Divulgação - Prefeitura de Campos
Por meio de parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, a subsecretaria de Posturas e a Associação Campista de Ambulantes (ACA), uma reunião foi realizada nessa quinta-feira (23), no auditório da secretaria, nos altos da rodoviária Roberto Silveira, no Centro, visando apresentar a profissionais autônomos que ainda estão na informalidade, instrumentos que a Prefeitura oferece, tanto para a formalização como para contratação de recursos para investimentos do próprio negócio.
Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida; o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust; o subsecretário de Posturas, Jackson; e o presidente da ACA, Roberto César Bastos.
Funcionam de forma integrada no mesmo espaço os órgãos de fomento à economia e incentivo ao emprego. Além do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), também estão ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, as Subsecretarias de Turismo; Qualificação e Emprego; de Concessões e Parcerias Público Privadas, além do Programa de Microcrédito e Casa do Empreendedor. “Reunimos no mesmo espaço vários instrumentos de fomento à economia. Aqui, é possível que a pessoa abra a sua empresa, se cadastre como MEI, busque recursos do Fundecam, entre outros serviços oferecidos”, disse Mérida.
— Através do Espaço do Empreendedor, esses profissionais autônomos podem se formalizar e se transformar em Microempreendedores (MEIs). Desta forma, esses profissionais vão pagar uma taxa à Receita Federal, estarão regularizados e com direitos trabalhistas garantidos. Se quiserem, também podem contratar recursos junto ao Fundecam — explica o subsecretário Felipe Knust.
Entre os atendimentos oferecidos aos MEIs no Espaço do Empreendedor, estão: mudança de atividade e de interesse; baixa e criação de MEI e regularização fiscal, que é o pagamento de boleto junto à Receita Federal. O Fundecam é um instrumento de fomento à economia local e geração de empregos. Que possui a menor taxa de juros do Brasil, 2% ao ano, e oferece 18 meses para o pagamento, de acordo com o projeto, avaliado pelos operadores de crédito.
Em nove meses, Campos superou o número de novos MEIs de 2020 inteiro. De janeiro até 20 de setembro, foram 4.298 novos inscritos este ano, enquanto no passado, de janeiro a dezembro, foram 4.078. As 10 atividades mais cadastradas no MEI em Campos, este ano, são comerciantes de vestuário de acessórios, que lidera a lista com maior número de MEIs, cabeleireiro (a), proprietário (a) de lanchonete, pedreiro, cozinheiro (a), promotor (a) de vendas, vendedor (a) ambulante de alimentos, proprietário (a) de restaurante, barraqueiro (a), comerciante de bebidas.
Telefones
Recepção Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo > 98175-0777
Fundecam (Microcrédito) > 98175-0381 (Francine) / 98829-4105 (Eliedma) / 98119-3256 (Robson)
Subsecretaria de Qualificação e Emprego > 98175-0085
Subsecretaria de Turismo > 98175-0980
Casa do Empreendedor > 98175-2570
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS