Prova na montanha tem mesmo que ir treinar na montanha?
25/09/2021 17:07 - Atualizado em 25/09/2021 19:28
Várias provas retornando pelo País, Maratonas, meias, 10km e 5km mais algumas ultras. No exterior, segue o mesmo caminho, possibilitando as assessorias e atletas melhorar demandas assim como aumentar a fidelização dos clientes com objetivos claros e definidos, que são as provas com datas marcadas.
Neste universo de retorno das provas acompanho um movimento sempre repetitivo, que é o treinamento para provas de aventura - a Xc Búzios é um exemplo bem claro nesta modalidade por aqui - onde parece que todos partem para as montanhas buscando "adaptar" o organismo para as subidas e descidas da programada aventura.
Muitos que estavam parados na corrida me parecem que de repente fazem uma mutação de local de treinos, subindo e descendo ladeiras, morros mais corridas em trilhas em busca de cruzar o pórtico encantado mais inteiro. Será?
Bem, imagino que todos façam isso em busca da interessante Especificidade - que é um Princípio do Treinamento Desportivo de fato muito importante mesmo, mas por vezes aplicado de forma errada, ou em momento inoportuno.
Será que neste início não seria hora de desenvolver melhorias para o organismo em face da importância de treinos que estimulem a capilarização, o aporte de gorduras como combustível principal, a melhora da ejeção de sangue pela cavidade esquerda do coração, dentre outros benefícios, em detrimento de treinos com elevada frequência cardíaca, focados da fisiologia central e não periférica? 
Se me perguntassem o que fazer também não saberia responder de imediato, tendo que fazer um estudo mais detalhado de cada um. Mas certamente daria a possibilidade de trabalhar muito mais o sistema periférico que o central, e tudo seria feito com muito mais conforto e segurança. 
Um contraponto para quebrar alguns paradigmas estabelecidos que repetimos muito mais dos que refletimos a respeito. Outro exemplo interessante é o aumento de volume em 10% semanal como fator de segurança.
Ah, mais este assunto vai ficar para um dos próximos posts. Bons treinos!
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]