Vacinas contra COVID e reações graves
12/09/2021 08:28 - Atualizado em 12/09/2021 10:23
Pesquisadores do FDA (Food and Drug Administration), equivalente à nossa ANVISA e do CDC (Disease Control Center = Centro de Controle de Doenças), tem alertado sobre possíveis riscos graves à saúde após a aplicação de vacinas contra covid 19. 
As investigações surgiram quando vários casos de reações graves foram sendo relatadas por médicos de todo o mundo:
 _ O Dr. Hossein Sadrzadeh, do Boston Medical Center, sofreu uma brutal reação alérgica após a aplicação da vacina da Moderna. Segundo o próprio médico, "se eu não estivesse com minha caneta de Adrenalina, estaria entubado agora e em estado muito grave, senão morto."
Outros casos estão sendo investigados associados à vacina da Pfizer-BioNTech.
Nos EUA já existe a recomendação que pessoas alérgicas evitem essa vacina. 
Há fortes indícios que uma substância utilizada na preparação da vacina seja a responsável por essas reações alérgicas: O Polietilenoglicol (PEG). 
O PEG é um derivado de petróleo (não-degradável), usado amplamente tanto em áreas médicas quanto na indústria. 
Explicando: ambas as vacinas, Pfizer e Moderna utilizam partículas envolvidas por PEG (uma espécie de plástico) para levar o material (RNA) da vacina até as células. 
O problema é que são bilhões de nanopartículas e ao serem absorvidas pelo organismo fariam o sistema imune responder contra elas, o que reduziria a eficácia dessas vacinas, além do risco grave de reações alérgicas.  
O Dr. Peter Marks (Diretor do Centro de Avaliação e Pesquisas Biológicas do FDA) já alertava em dezembro de 2019, que o número de reações alérgicas ao PEG é bem maior do que se pensava. 
Um artigo recente *, publicado em agosto de 2020 na Advanced Drug Delivery Reviews alerta sobre os mesmos riscos citados acima.
O próprio Ken Frazier, Presidente e CEO da principal produtora de vacinas em todo o globo (a farmacêutica Merck & Co.) já alertava em 2019:
"_Se uma vacina será aplicada em bilhões de pessoas, é fundamental você saber o que essa vacina faz".
 Aviso este que parece ter sido ignorado por governantes de todo o mundo. 
"Vacinas devem ser aplicadas em pessoas saudáveis e não se aplicar em milhões de pessoas, sem um rígido processo de aprovação, particularmente quando os fabricantes se recusam a assumir qualquer ônus ou responsabilidade pelo seu produto." Conclui o Dr Peter Marks. 
 * Anti-PEG antibodies: Properties, formation, testing and role in adverse immune reactions to PEGylated nano-biopharmaceutical. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]