Prefeitura fecha parceria para recuperação do patrimônio histórico em Campos - Arquivo será o primeiro
04/08/2021 21:38 - Atualizado em 04/08/2021 22:09
O patrimônio histórico de Campos recebeu na noite desta quarta-feira (4) uma excelente notícia. Em postagem nas suas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) anunciou a assinatura de Termo de Cooperação com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) para recuperação do patrimônio histórico do município. A Sabra é uma associação civil com sede em Betim (MG), com atuação em todo território nacional. Nesta parceria, ficará responsável pela captação de recursos. O convênio, que será realizado através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), terá, segundo a prefeitura, como primeira ação a recuperação do Solar do Colégio, onde está instalado o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tocos, na Baixada Campista.
O Arquivo de Campos possui um acervo histórico de valor inestimável. Considerado "guardião da memória de Campos", o equipamento está entre os cinco melhores arquivos públicos do país e se transformou em referência para a região, uma vez que traz sob sua tutela documentos essenciais para a compreensão da formação de todo Norte Fluminense. Além de guarda, manutenção e restauro de documentação histórica, o Arquivo atua para oferecer acessibilidade à pesquisadores e população em geral, e ainda tem a função Constitucional de tratar os documentos produzidos na atualidade pelo município (veja mais: O Solar e o Arquivo - simbiose que há 20 anos salva a história de toda uma região
Reprodução
 Campos possui vasto potencial para o turismo cultural e, para superar a crise vivida no município, estamos buscando parcerias para viabilizar melhorias para nosso município. Nossa história, que é tão rica e está presente em nossos prédios históricos, merece ser valorizada. Vamos assinar um acordo de cooperação técnica com a Sabra para revitalização dos prédios históricos de Campos, buscando valorizar a memória e o patrimônio cultural. Estamos otimistas no êxito dessa parceria —, declarou Wladimir através de matéria da Supcom (veja aqui).
A notícia representa um alívio para quem se preocupa com a cultura e a preservação do patrimônio histórico em Campos, principalmente em tempos de perdas como as ocorridas com os incêndios do Museu Nacional, no Rio de Janeiro em 2018, e da Cinemateca em São Paulo, há poucos dias. Além do Arquivo, o Termo de Cooperação pretende autuar na recuperação do Mercado Municipal e o Museu Olavo Cardoso.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]