Anticorpos Defeituosos Agravam Covid 19
29/08/2021 07:58 - Atualizado em 29/08/2021 08:21
bbc.com
Dois estudos bem recentes tentam explicar o porquê de algumas pessoas com Covid evoluírem com gravidade, enquanto outros se recuperam sem maiores consequências.
Há mais de uma ano, cientistas de um consórcio internacional afirmam que mais de 10% dos pacientes com Covid produzem auto anticorpos. OU seja, produzem anticorpos que não defendem, mas atacam o próprio organismo. 
Os novos estudos são abrangentes e analisaram 3500 pacientes. 
Os dados foram publicados na Science Immunology e mostram que 15% das pessoas com formas graves de Covid apresentavam esses anticorpos falhos ou defeituosos, e pior, a grande maioria falece. 
Segundo os pesquisadores, alguns linfócitos B (células do sistema imune que secretam anticorpos) passam a produzir anticorpos contra interferon tipo 1. 
Os interferons são moléculas produzidas pelo sistema imune e exercem um papel fundamental na resposta contra invasores, como os vírus.  
Os novos dados mostram também, que pessoas com mais idade tendem a apresentar esses anticorpos falhos com muito mais frequência.
Os pesquisadores acreditam que muito em breve será possível identificar com rapidez as pessoas que produzem esses anticorpos, prevendo assim um caso mais grave de Covid.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]