Mistério inglês: número de casos de Covid 19 despenca.
08/08/2021 06:47 - Atualizado em 08/08/2021 07:17
A comunidade científica está diante de uma "sinuca de bico" com o que vem ocorrendo na Inglaterra. 
O país europeu com o maior número de óbitos por covid, cerca de 130.000, tem mostrado uma redução pronunciada no número de casos confirmados pelo novo coronavírus. 
Noticia excelente!
Pois bem, o que não se consegue explicar é que essa queda vertiginosa se dá no momento em que as restrições à população foram quase totalmente removidas pelo governo Boris Johnson, a partir de 19 de julho.  
Na verdade, as autoridades inglesas esperavam um aumento nos casos, que superavam 50.000 por dia, mas para a surpresa de pesquisadores e infectologistas, as infecções se reduziram por mais de uma semana seguida. 
O número de casos se estabilizou e, mesmo com uma pequena retomada de crescimento, as taxas de infecção ficam bem abaixo do observado antes da suspensão das restrições sociais.
Milagre? Certamente não.
O governo inglês apostou forte em vacinação em massa e liberação da população para voltar ao "normal".
O epidemiologista Neil Ferguson (Imperial College of London), popularmente apelidado de "Doutor Confinamento", por ter sido enfático ativista de restrições, reconhece que levará várias semanas para que se entenda a relação entre o fim das restrições e essa redução.
Ressalto aqui que esperava-se 200.000 casos diários em agosto, exatamente devido à flexibilização na conduta dos cidadãos ingleses. 
A chamada imunidade de rebanho não explica o fato, pois a redução seria bem mais gradual, se fosse o caso... 
O risco é que se considere que a epidemia já passou e a população relaxe de vez. Lembrando que as temperaturas altas observadas naquele país favorecem encontros ao ar livre...só que o outono inglês vem aí, com encontros em locais fechados e lotados...do jeito que o Covid 19 gosta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]