Para que uma secretaria de segurança pública?
- Atualizado em 19/07/2021 08:53
Passados os primeiros seis meses sob a gestão do prefeito Wladimir Garotinho já pode ser feita uma análise sobre as ações realizadas pelo governo na área da segurança pública. Criada ainda no governo Rafael Diniz, a secretaria de segurança pública da cidade de Campos é comandada desde o início do atual governo pelo vereador licenciado Cabo Alonsimar. Policial militar reformado e fisioterapeuta de formação, a promessa era que faria uma gestão diferente da anterior, quando a secretaria também foi comandada por outro policial militar, Darcileu Amaral, o que parece que conseguiu, mas não para melhor.
Durante a campanha eleitoral o então candidato Wladimir sempre que podia pontuava sobre a necessidade de uma participação mais efetiva da guarda municipal na segurança pública da cidade. Crítico contundente da administração que terminava, afirmava em seus discursos que os guardas municipais não eram vistos nas ruas e que a violência era um problema a ser combatido, sendo essa uma de suas prioridades. E não estava errado. Seu discurso criou expectativas.
Seis meses após a posse, as expectativas se tornaram decepção para muitos. A sensação ao circular pela cidade é de abandono. O trânsito se tornou insuportável e parece que cada um faz o que quer. Contornos ilegais, avanços de sinal, motocicletas trafegando em altas velocidades em calçadas e todo tipo de bandalha passaram a ser rotina. Enquanto isso a população se pergunta onde estão os guardas municipais. Esse era o projeto de uma atuação mais incisiva da guarda municipal na segurança pública? Como atuar na proteção da população se eles não estão nas ruas? Há uma percepção de que as ruas da cidade se tornaram "terra de ninguém".
Entre os profissionais da segurança pública a decepção não tem sido menor. Nos últimos dias em conversas reservadas com servidores da área, foi unânime a percepção de que não há nada de novo no horizonte e de que a única ação efetiva da gestão atual com relação a eles foi o corte no auxílio alimentação. Os guardas municipais querem atuar, mas precisam de ferramentas. São necessários projetos de curto e longo prazo, planejamento operacional e de gestão de pessoas.
Indagados sobre as realizações e a existência de projetos à frente da secretaria de segurança, tanto o secretário Cabo Alonsimar quanto o subsecretário Marcos Moreira preferiram ficar em silêncio. Uma reação compreensível diante do que está sendo visto pela cidade. Porém, fica a questão: para que uma secretaria de segurança pública se ela não cumpre sua finalidade? A falta de resposta às vezes é a própria resposta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]