Campos recebe novas doses e retoma vacinação nesta segunda
19/06/2021 21:55 - Atualizado em 19/06/2021 22:55
Campos recebeu, neste sábado (19), 7.952 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 6.012 doses da Pfizer e 1.940 doses da Coronavac, além de seringas, agulhas e diluentes. Com a chegada do novo lote, o município retoma a vacinação nesta segunda-feira (21). 
As doses das vacinas chegaram por via terrestre e foram entregues pela secretaria de Estado de Saúde no 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De lá, os imunizantes, o diluente da vacina da Pfizer, agulhas e seringas foram levados pela equipe da subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) para a rede de frios que fica na sede da secretaria municipal de Saúde.
Nesta segunda-feira, a secretaria municipal de Saúde retoma a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 por faixa etária. Nesta data, serão vacinados homens com 50 anos ou mais com o imunizante da Pfizer. A vacinação será por meio de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h, em mais de 20 postos distribuídos pela cidade. O cronograma continua na terça-feira (22) com a vacinação de mulheres com 49 anos ou mais. Na quarta-feira (23) será a vez dos homens a partir de 49 anos. Para tomar a primeira dose, o interessado deve apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Também nesta segunda-feira, a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde retoma a aplicação da primeira dose da vacina para pessoas com deficiências intelectuais e permanentes e amplia a idade para 35 anos ou mais. Também serão imunizados os pais, cuidadores e tutores dos portadores de deficiências intelectuais e permanentes com idade abaixo de 18 anos.
As deficiências permanentes para receber a vacina contra a Covid-19 são: pessoas com limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; pessoas com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e pessoas com deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais, como Síndrome de Down; Síndrome do X-Frágil; Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Angelman; Síndrome de Williams; Alzheimer; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes. Todos os contemplados devem apresentar documentação que comprove o vínculo com a pessoa com deficiência.
No ato da vacina, a pessoa com deficiência acima de 35 anos deve apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, além de laudo médico ou cartões de gratuidade no transporte público ou documentos comprobatórios de centros de reabilitação que constem a identificação da deficiência permanente.
Já os pais de pessoas com deficiência devem apresentar documento com fotos, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento do filho com laudo médico carimbado e assinado pelo médico assistente. No caso de tutores, devem apresentar decisão judicial ou sentença que concedeu a tutela e laudo médico carimbado e assinado pelo médico assistente junto com os documentos pessoas e comprovante de residência.
Os cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros também devem apresentar documento com fotos, CPF, comprovante de residência, além de relatório médico informando que cuidam da pessoa com deficiência intelectual ou declaração da família do paciente com laudo médico do diagnóstico.
A secretaria de Saúde de Campos vai ampliar, ainda, a aplicação da vacina para gestantes sem comorbidades, com idade acima de 35 anos, a partir desta segunda-feira. Esse grupo prioritário será imunizado exclusivamente com a Coronavac. Também está mantida a aplicação da primeira e segunda doses da Coronavac para as grávidas de alto riso e puérperas com comorbidades.
Para receber a vacina, a gestante sem comorbidade deve apresentar um encaminhamento do médico obstetra com quem faz o acompanhamento de rotina solicitando a vacina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal.
As gestantes e puérperas com comorbidades com idade acima de 18 anos devem apresentar para a primeira dose um laudo do médico com quem faz o acompanhamento de rotina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal. Para receber a segunda dose da vacina, esse grupo deve apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão pré-natal e o comprovante da primeira dose.
Orientação — A nota técnica do ministério da Saúde orienta que a gestante que tomou a primeira dose da Astrazeneca deve dar à luz, esperar passar os 45 dias de puerpério para tomar a segunda dose do mesmo imunizante. Já as puérperas devem observar o intervalo de quatro a 12 semanas e também tomar a segunda dose.
Postos de vacinação
 
 
Homens de 50 anos ou mais
Uenf - drive-thru
Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro) - drive-thru
UBS Poço Gordo
UBS Parque Prazeres
Creche Esplanada
UBS Penha
Fundação Municipal de Esporte
Escola Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Tocos
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UBSF IPS
ESF Santa Helena
UBS Parque Eldorado
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBSF Aldeia
UBSF Santa Cruz
UBSF Lagoa de Cima
Patronato São José
Portadores de deficiências intelectuais e permanentes
Uenf - drive-thru
IFF Centro - drive-thru
Secretaria de Saúde
Clube da Terceira Idade
Fundação Municipal de Esporte (antiga AABB)
Creche Esplanada
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
UBS Morro do Coco
UBS Tócos
UBS Conselheiro Josino
UBS de ESF Lagamar (Farol)
UPH de Travessão
Gestantes e puérperas
Prédio anexo ao Hospital dos Planadores de Cana (antigo CRDI)
Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM)
Guarus Plaza Shopping - drive thru
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS