Dieta Planetária ou Universal
20/06/2021 06:58 - Atualizado em 20/06/2021 08:09
go outside
Um estudo conduzido de 1960 a 2013, analisou o consumo de 18 grupos de alimentos em 173 países e a conclusão é que comemos cada vez mais parecido, não importa aonde.
Os resultados foram publicados na Nature Food e exibem profundas mudanças nessas 5 décadas, na maioria dos países.
O desenvolvimento econômico de países asiáticos, notadamente China, fez com que se passasse de uma dieta de subnutrição, para uma de superalimentação. 
O consumo de vegetais, que era dominante, foi trocado pelo aumento no consumo de carnes, ovos e leite. 
Os EUA permanecem sendo grandes consumidores de carnes, enquanto na América Latina observou-se aumento no consumo de fast foods. 
As mudanças no comércio internacional de gêneros alimentícios fizeram com que países que não tinham naturalmente acesso a certas frutas, por exemplo, pudessem tê-las o ano todo e em quantidade. 
Da mesmo forma a importação de carnes (suína, de aves e bovina) por países asiáticos, alterou as características milenares de suas dietas.
Apesar do aumento no consumo de proteínas nobres, infelizmente o que vemos é a disseminação do que não deveria ser popularizado, como o consumo de açúcares e gorduras...
Apesar do aumento no fluxo de informações científicas, a globalização alimentar tem se pautado pelo que nos aproxima de doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão, etc. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]