Campos recebe 9.190 novas doses de vacina contra a Covid-19
14/05/2021 10:07 - Atualizado em 14/05/2021 14:12
  • Chegada de novas vacinas (Fotos: Genilson Pessanha)

    Chegada de novas vacinas (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Chegada de novas vacinas (Fotos: Genilson Pessanha)

    Chegada de novas vacinas (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Chegada de novas vacinas (Fotos: Genilson Pessanha)

    Chegada de novas vacinas (Fotos: Genilson Pessanha)

O município de Campos recebeu, nesta sexta-feira (14), mais 9.190 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 7.700 da CoronaVac e 1.490 da AstraZeneca/Oxford. As vacinas serão destinadas à aplicação da 2ª dose, principalmente a CoronaVac para profissionais de saúde e idosos que ainda não concluíram o esquema vacinal. A entrega foi feita no aeroporto Bartolomeu Lisandro, onde outros municípios da região também buscaram o novo lote.
Na última segunda-feira (10), Campos recebeu 4.530 doses da CoronaVac. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Adelsir Barreto, informou que o município contabilizava cerca de 13 mil pessoas à espera da 2ª dose da vacina chinesa e que com a chegada das 4.530 doses esse número reduziria para 9 mil. Agora, com a entrega das mais de 7 mil doses, essa fila de espera tende a cair para aproximadamente 1.300 pessoas.
O secretário Adelsir Barreto disse que é um alívio a chegada das novas doses, principalmente da CoronaVac. "Agora a gente está tranquilo porque nós vamos receber na próxima remessa, não dá para duvidar, a liquidação desse saldo que vai ficar, que é pouca coisa em torno de 1 mil pessoas. A gente tinha 14 mil, mais ou menos, vacinamos 4.530. Esses números não são absolutos por causa da perda, mas a gente tem que contar com isso porque não dá para mensurar agora. Só depois que abrirmos os frascos. Mas a gente está aliviado. E agora vamos começar, também, com a vacinação da segunda dose da AstraZeneca", disse.
Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Campos realiza a vacinação contra a Covid-19, com a 1ª dose da AstraZeneca, em homens com 57 anos ou mais. Também está disponível a 2ª dose da vacina da Oxford para quem tomou a vacina até 12 de março.
O município também segue a repescagem da aplicação da 2ª dose da CoronaVac, conforme nova listagem divulgada nessa quinta-feira (13). A secretaria de Saúde orientou a população que há necessidade de ir para a fila porque só serão vacinadas as pessoas com nomes nas listas. Na lista divulgada pela Prefeitura, constam 424 nomes — sete deles repetidos — de idosos e profissionais da saúde que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac até o dia 31 de março, somando 1.941 pessoas contempladas esta semana.
Desde o início da campanha de vacinação, Campos já aplicou 146.738, sendo 107.129 de 1ª dose e 39.609 de 2ª dose. O cronograma e estratégia de vacinação dos próximos dias serão divulgados pela subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS