Hemocentro: doações caem e estoque de sangue volta a preocupar
Hemocentro Regional de Campos
Hemocentro Regional de Campos / Divulgação - Prefeitura de Campos
A equipe do Hemocentro Regional de Campos está preocupada com a baixa no estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média inferior a 20 doadores por dia, quando o necessário seriam 70 doações diárias para equilibrar o banco de sangue. Algumas cirurgias eletivas, que não são urgentes, podem voltar a ser adiadas por falta doações.
A assistente social da unidade, Maria Gonçalves, retrata a situação do momento, com a área de espera vazia a maior parte do dia. “Normalmente o fluxo de doares é maior na parte da manhã. A situação está tão crítica que hoje até o meio-dia recebemos nove doadores e nem todos estavam aptos para doar”, comentou.
O voluntário Carlos de Sá, 26 anos, compareceu à unidade pela primeira vez. "Vim doar para um familiar que está internado e precisando de sangue. Mas espero voltar outras vezes para ajudar a outras pessoas, porque ninguém sabe o dia de amanhã", disse.
Funcionamento — O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS