Vacinação de professores autorizada pela justiça
28/05/2021 17:01 - Atualizado em 28/05/2021 17:37
A vacinação dos professores e demais profissionais da educação contra a covid-19, como grupo prioritário, foi autorizada hoje por decisão da 5ª Vara Cível de Campos. Ela havia sido suspensa, através de uma decisão liminar, pelo mesmo juízo, atendendo a pedido do Ministério Público de Campos, um dia após ter sido iniciada, na semana passada.
Com a nova decisão, do juiz Heitor Campinho, os profissionais da Educação voltarão a ser vacinados, possibilitando o retorno gradual às aulas presenciais através do ensino híbrido, conforme o modelo adotado pela Prefeitura de Campos com os atores envolvidos no processo.
A antecipação dos professores dentro do Plano Nacional de Imunização somente poderia ser possível com a autorização da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. Este passo não teria sido realizado na semana passada e causou a suspensão da vacinação pela justiça, uma vez que existiam outros grupos prioritários à frente na ocasião.
Em seu recurso a Prefeitura de Campos pediu a revogação da liminar e informou que as categorias de "pessoas em situação de rua" estão sendo imunizadas desde o dia 25/05/2021, sendo agendada a vacinação dos "funcionários do sistema de privação de liberdade" para o dia 27/05/21.
Além do atendimento destes grupos prioritários, sem imunização iniciada até a semana passada, e dos outros passos cumpridos agora, houve também uma Nota Técnica do Ministério da Saúde emitida na data de hoje, com novas diretrizes e dando respaldo ao início da vacinação dos profissionais da educação.
Confira abaixo a decisão, na íntegra:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]