Bafômetro para COVID
29/05/2021 06:33 - Atualizado em 29/05/2021 07:00
sciencedaily
Uma unanimidade em termos de abordagem a essa pandemia é a necessidade de testagem em massa. 
Quanto mais dados epidemiológicos se tem sobre uma dada patologia infecciosa e transmissível, mais eficientes se tornam as medidas de combate e controle de uma pandemia.
O exame mais preciso atualmente é o RT-PCR, onde é necessário coletar material da nasofaringe e orofaringe do indivíduo, procedimento longe de ser considerado confortável por todos. 
Pensando nisso, uma empresa holandesa (Breathomix) está desenvolvendo um novo método de testagem: um aparelho semelhante a um "bafômetro".
O dispositivo batizado de SpiroNose, não faz a detecção do vírus propriamente, mas de partículas em suspensão na expiração dos infectados: os chamados VOCS (Compostos Orgânicos Voláteis).
Acredita-se que pessoas infectadas apresentem alterações na função de linfócitos B, células de "defesa" produtoras de anticorpos. Os linfócitos B seriam responsáveis pela produção dos VOCS, liberados na expiração. 
A coleta é simples, feita com cinco a seis expirações no aparelho. O resultado sai em cerca de 3 minutos, segundo a empresa fabricante. 
 Os testes iniciais mostram eficácia de 95% na precisão do diagnóstico. 
A questão agora é aguardar a liberação dos órgãos reguladores e o valor de comercialização desse bafômetro. 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]