AIC pede inclusão de jornalistas como prioridade na vacinação contra a Covid-19
22/04/2021 07:53 - Atualizado em 22/04/2021 11:07
A Associação de Imprensa Campista (AIC), associada à Delegacia Regional do Norte Fluminense do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, enviou um ofício à Prefeitura de Campos para pedir a inclusão da categoria nas prioridades da vacinação contra a Covid-19. O documento foi enviado no dia 02 de abril e ainda não foi respondido.
No ofício, a AIC ressalta que "esses profissionais estão desempenhando um papel primordial que é levar informações para toda a população, e, na cobertura diária, estão em contato com médicos e pacientes, estando, assim, sujeitos ao risco de contaminação. O município de Campos perdeu diversos profissionais de comunicação neste período e, muitos outros foram contaminados e conseguiram sobreviver depois de longa batalha contra a enfermidade".
O documento é assinado pelo presidente da AIC, Wellington Cordeiro, e pelo delegado sindical do Norte Fluminense, Adelfran Lacerda. O texto destaca, ainda, que a solicitação está de acordo com a orientação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que preconizou em documento: “A Fenaj reforça os argumentos para que os Sindicatos de Jornalistas se dirijam às respectivas autoridades locais em busca da inclusão, entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, dos jornalistas profissionais empregados em veículos públicos e privados, como jornais, revistas, sites e portais de notícias, emissoras de rádio e TV, além de freelancers que participam diariamente de coberturas jornalísticas”.
Em nota, a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde informou que a ampliação e inclusão de grupos depende da própria Secretaria de Estado de Saúde conforme a remessa de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS