Campos suspende aplicação da 2ª dose da CoronaVac, contra a Covid-19, por falta de vacina
20/04/2021 11:52 - Atualizado em 21/04/2021 08:12
  • Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

    Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

    Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

    Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

    Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

    Longa fila para vacinação (Fotos: Genilson Pessanha)

A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) de Campos suspendeu a aplicação da 2ª dose da CoronaVac, contra a Covid-19, por falta de vacina. Segundo a Prefeitura, a suspensão seeguirá até que o Ministério da Saúde envie novas doses da vacina. Enquanto isso, Campos segue nesta quarta-feira (21) com aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Oxford para mulheres a partir de 63 anos. Nesta terça-feira (20), os profissionais de saúde que precisam tomar a segunda dose da vacina tiveram que enfrentar longas filas.
No prédio ao lado do Hospital Plantadores de Cana, um dos pontos destinados para a segunda dose dos profissionais de saúde, algumas pessoas aguardavam desde a noite dessa terça-feira. A fila era tão grande que seguia pela avenida José Alves de Azevedo, dobrava a esquina da rua Conselheiro Otaviano e só parava na rua Lacerda Sobrinho, próximo ao Instituto de Oncologia da clínica Santa Maria. Também houve longas filas no IFF de Guarus e no galpão anexo à Paróquia Santa Helena, no Jóquei, onde muitos reclamaram da falta de vacina.
O atendente da Unimed Luís Fernandes, de 27 anos, foi uma das pessoas que aguardava na fila para vacinação no prédio ao lado do HPC. Ele contou que chegou às 6h e por volta das 10h ainda não havia conseguido uma senha. "Cheguei aqui na fila por volta das 6h da manhã, mas ouvi relatos de pessoas que madrugaram aqui e pegaram até a chuva de ontem (segunda). Eu ainda não peguei nenhuma senha, mas aqui nas filas estão falando que só tem 150 doses disponíveis. Então estamos aqui, aguardando alguma desistência ou comunicado oficial dos coordenadores do posto. Queremos um posicionamento pois existem muitas pessoas aqui com o prazo da segunda dose vencendo. A minha está pra vencer em uma semana", contou.
A farmacêutica Priscila Barreto, de 42 anos, disse que tentou ir se vacina no IFF Guarus, mas a situação estava pior que no prédio ao lado do HPC. "Isso aqui está um absurdo. Eles podiam distribuir mais doses em vários lugares ao invés de nos deixar esperando nesse sol e com essa fila enorme. Eu tentei ir no IFF Guarus, mas a fila está pior do que aqui, e resolvi vir pra cá (HPC), pois tem mais chance de aumentarem a distribuição das doses. Até porque, preciso tomar logo minha segunda dose pra não vencer a data da primeira", reclamou.
Em nota, a Subpav informou que aguarda a chegada de novas doses de vacina do Ministério da Saúde para ampliar os locais de vacinação. Nesta terça-feira a UBS de Santa Cruz foi aberta para vacinar os profissionais da saúde e, com isso, o município passou a contar com cinco pontos de vacinação deste público. “O município aguarda a chegada de novas doses de vacina para ampliar para mais um posto de vacinação. O órgão disse ainda que a aplicação da 2ª dose de CoronaVac está suspensa até que o Ministério da Saúde envie novas doses do imunizante. O município está tentando contato com o Governo do Estado para solicitar novas doses”, informou a nota.
A subsecretaria informou, ainda, que as doses foram utilizadas na vacinação dos idosos, acamados, profissionais de saúde e forças de segurança, como Guarda Municipal. “A pasta informa que o município não está fazendo reserva de vacinas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. A reserva técnica que existe é representada para os acamados, segunda dose de Astrazeneca e atendimentos no Centro de Referência Imunobiológicos Especiais”.
Vacinação com a AstraZeneca/Oxford segue cronograma
Enquanto o município não recebe mais doses da CoronaVac, a vacinação contra a Covid-19 segue com a AstraZeneca/Oxford. Nesta quarta-feira (21) será a vez das mulheres a partir de 63 anos receberem a primeira dose da vacina. Já nesta quinta (22), o dia é destinado para os homens da mesma faixa etária.
O município também segue com a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Oxford para aqueles que receberam a 1ª dose do mesmo fabricante.
Os idosos que vão tomar a 1ª dose AstraZeneca devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Já para a 2ª dose devem apresentar o comprovante de vacinação da 1ª dose e documento com foto.
Postos de vacinação:
Drive-thru Uenf
Drive-thru Guarus Plaza
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
UBS Poço Gordo
UBS Parque Prazeres
Creche Esplanada
UBS Penha
Escola Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Tocos
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UBSF IPS
ESF Santa Helena
UBS Parque Eldorado
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBS Custodópolis
UBSF Aldeia
UBSF Santa Cruz
UBSF Lagoa de Cima
UBSF de Santa Cruz
Patronato São José

ÚLTIMAS NOTÍCIAS