Primeiro dia de vacinação contra a gripe em Campos com tumulto e reclamações
Ícaro Abreu Barbosa 19/04/2021 16:44 - Atualizado em 19/04/2021 19:18
  • Vacinação contra gripe em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra gripe em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação contra gripe em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra gripe em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Vacinação contra gripe em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Vacinação contra gripe em Campos (Fotos: Genilson Pessanha)

O primeiro dia de vacinação contra a gripe em Campos começou com problemas na manhã desta segunda-feira (19). O efeito manada levou muitos pais e mães as filas da Cidade da Criança, um dos oito pontos de vacinação, e isso gerou grande espera e tumulto. Queixas em relação à vacinação contra a Covid-19 também foram feitas nesta segunda. Sobre a vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Campos admitiu que houve grande procura neste primeiro dia, mas negou o tumulto. Em relação à Covid-19, a Prefeitura disse que nesta segunda foi ampliado de dois para quatro o número de pontos de vacinação e que nesta terça-feira será aberto mais um ponto.
Neste primeiro momento, a vacinação contra a gripe é voltada para gestantes, puérperas e crianças de até 5 anos 11 meses e 29 dias. Muitas pessoas que foram até a Cidade da Criança em busca da vacina reclamaram que foram distribuídas apenas 50 senhas e essa distribuição não havia sido previamente avisada. "Eu esperei muito nessa fila e se a minha filha tomou alguma vacina foi porque eu fiz um barraco lá na frente. Eu tive que arrumar confusão para arrumar uma ficha, que eles disseram que tinha acabado. Me mandaram esperar até 13h e eu não iria fazer isso com a menina no colo, no calor e sem comida — contou Luísa Barreto, de 20 anos, que levou sua filha de 2 anos para vacinar. a situação, após sair da sala de imunização com sua filha, de dois anos, Luisa Barreto, de 20 anos.
A enfermeira Maria Selma, de 44 anos, explicou que na Cidade da Criança também é feita a atualização dos cartões de vacina das crianças, além da vacinação contra a gripe. "Está sendo bem intensa a situação aqui. Nós estamos atendendo por agendamento as crianças para fazer a suas atualizações de cartões. E também estamos com a vacinação da campanha contra a gripe. Para não haver aglomerações, estamos distribuindo senhas. E nossa intenção é vacinar o máximo de pessoas que pudermos", disse ao acrescentar que nos outros pontos de vacinação não há necessidade de agendamento.
Em nota, a subsecretaria de Ação Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) informou que houve uma grande procura pela vacina contra a gripe, mas não procede a informação de tumulto. "Esclarece ainda que as senhas foram distribuídas de acordo com a capacidade de pessoas acomodadas em cadeiras na sala de vacinação, que é de 50 pessoas, e assim que o local foi esvaziando, outras senhas foram distribuídas. Essa medida é para evitar a aglomeração. Somente hoje foram aplicadas 280 doses da vacina contra Influenza. A Subpav informa ainda que a vacinação na Cidade da Criança está atendendo gestantes, puérperas e crianças com até 5 anos 11 meses e 29 dias".
Além da Cidade da Criança outros oito postos estão aplicando a vacina contra Influenza. São Eles: Cidade da Criança, UBSF Félix Miranda, UBSF de Morro do Coco, UBSF Santos Dumont, UBSF Saturnino Braga, UBSF Santo Amaro, Centro de Saúde de Guarus e UBS Parque Rodoviário.
Vacinação contra Covid-19
Vacinação contra Covid-19 / Genilson Pessanha
Na vacinação contra a Covid-19 também houve reclamações
Também nesta segunda-feira, algumas pessoas enfrentaram dificuldades para se vacinar contra a Covid-19 em alguns pontos. No prédio ao lado do Hospital Plantadores de Cana, por exemplo, os profissionais de saúde que foram para tomar a segunda dose reclamaram da longa fila e da demora para o atendimento. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Imperial, também destinado para a segunda dose dos profissionais de saúde, também houve queixa na demora da chegada das vacinas.
No período da manhã, a fila para vacinação no prédio ao lado do HPC se estendia ao longo da avenida José Alves de Azevedo e dobrava a esquina da rua Conselheiro Otaviano. Por volta das 7h, a fila chegava quase ao antigo restaurante Picadilly.
Já em outros pontos, como no drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde as mulheres a partir de 64 anos foram ser vacinadas com a primeira dose, a vacinação fluiu normalmente.
A idosa Venilda Vasconcelos, de 64 anos, afirmou que ficou contente em estar se imunizando: "Vou ser vacinada com a primeira dose e estou ansiosa, mas eu sei que Deus provê e por isso estou feliz, assim como todos os que estão participando dessa vacinação".
Sobre a vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura informou que as unidades que atendem os profissionais de saúde para aplicação da 2ª dose das vacinas contra Covid-19 vêm registrando um grande número de pessoas em busca de atendimento. "Para melhor atender a demanda, a subsecretaria de Ação Básica, Vigilância e Promoção da Saúde já ampliou de dois para quatro os postos de vacinação nesta segunda-feira (19). Nesta terça-feira (20) vai abrir a UBS de Santa Cruz para atender os profissionais que estão completando 27 e 28 dias e precisam tomar o reforço da CoronaVac".  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS