Retomada no campo: Prefeitura investe com programas e convênios
Ícaro Abreu Barbosa 17/04/2021 09:08 - Atualizado em 19/04/2021 14:06
Genilson Pessanha
Mesmo com graves problemas financeiros, a prefeitura municipal de Campos e a secretaria municipal de Agricultura tem se esforçado, nestes cem primeiros dias de governo, no lançamento de diversos programas para a retomada da vocação secular de Campos, abandonada nos tempos das ‘vacas gordas’ do petróleo. Os esforços miram em convênio para desobstrução dos canais artificiais da Baixada Campista: assim como em projetos que levemcompetência técnica e científica para a terra, desde a agricultura familiar à agricultura industrializada.
Para o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), a pasta é uma prioridade do governo, mas, confessa: “infelizmente a pandemia da Covid-19 tem atrapalhado um pouco nosso planejamento”. Mas nem todas as ações são dependentes de recursos financeiros. Naquilo que pode, o secretário Almy Junior, tenta ajudar e, assim, já foram lançados vários programas, como o “Estradas do Produtor”, para a recuperação da malha viária do interior, e a retomada das Hortas Comunitárias; além do convênio com a Asflucan.
— O Almy Júnior está trabalhando e desenvolveu uma parceria com a Asflucan para ajudar na limpeza dos canais da Baixada Campista. Nós vamos entrar com uma parte do óleo diesel, mas não com a quantidade total, para ser utilizado nos equipamentos da Asflucan — contou o prefeito, sobre a parceria.
Na visão do secretário, Almy Junior, a parceria é fundamental para melhorar a manutenção de canais da baixada. “Nós estamos buscando as alternativas para a confecção do convênio (com a Asflucan) necessário para a prestação dos serviços”, acrescentou o secretário.
Almy ainda deu destaque a as ações da sua pasta nos últimos cem dias:
— Nesses cem dias de governo estamos recuperando o mínimo de estrutura da secretaria de agricultura. Nós não tínhamos técnicos, agrônomos. Também criamos a casa do produtor rural e trouxemos a unidade do Incra, que é necessária para a confecção de documentos e cadastro do produtor rural. Começamos o programa de Estradas do Produtor; eu consideraria o estado das estradas de Campos em calamidade pública. Pontes e vias estão todas muito destruídas e, política pública para agricultura é recuperar a malha viária — comentou.
O secretario também falou sobre programas que estão para ser lançados, como a estruturação que vem acontecendo para um programa de leite com foco na agroindústria. E sobre um programa de conectividade rural, ponto importante a curto, médio e longo prazo na região. Almy falou, ainda, sobre reparos das máquinas e implementos da secretaria, "que estavam todas sem funcionar".
Por fim, o secretário Almy Junior ressaltou a importância da melhora da estrutura de comercialização, como o Mercado Municipal, o Seasa e a Feira da Roça: "temos que criar uma estrutura integrada de macro e micro comercialização de produtos".
Wladimir ainda descreveu alguns dos programas já iniciados: “conseguimos máquinas com o governo do Estado e raspa de asfalto com a Arteris Fluminense e estamos fazendo algumas estradas no interior”, explicou Wladimir sobre o programa “Estradas do Produtor”. A intenção é recuperar mais de 300 trechos e pontos de vias, que totalizam 1.460km em todo o município.
— Também estamos cadastrando terrenos para reativar o programa de Hortas Comunitárias. Serão 100 hortas no município de Campos. Estamos agora na fase de cadastro dos terrenos, daqueles proprietários que querem se cadastrar, para depois fazermos a separação dos terrenos de acordo com a necessidade da secretaria municipal — concluiu o prefeito, falando sobre a retomada das Hortas Comunitárias.
Projeto Fênix: Com o agravamento da Covid-19 e retomada do lockdown, empresários, sindicalista e produtores rurais tiveram que interromper as reuniões plenárias responsáveis por dar corpo e lapidar o Projeto Fênix, que define metas de curtíssimo, curto, médio e longo prazo para o renascimento da vocação agropecuária em Campos.
O próximo passo será o agendamento de uma reunião entre os principais organizadores do projeto com o governador do Estado, Cláudio Castro. Assim que for definida a data do encontro, será feita a terceira plenária para aprovação final do documento de compromisso, que vai ser assinado pelo governador e seu secretariado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS