Conceição de Macabu cria estratégia para evitar perda de vacinas
14/04/2021 17:14 - Atualizado em 14/04/2021 17:22
A Prefeitura de Conceição de Macabu vem adotando medidas para que não haja perda das vacinas contra a Covid-19 no município. Até esta quarta-feira (14), a cidade já recebeu do ministério da Saúde 6.470 doses do imunizante.
De acordo com a Prefeitura, ao final de cada dia de vacinação, que acontece no esquema drive-thru, a equipe da secretaria municipal de Saúde recolhe as doses que sobram nos frascos e faz visitas domiciliares aos que pertencem ao grupo de vacinação, o que garante o uso das doses e dificulta a perda de validade.
O prefeito Valmir Lessa destaca a importância desta ação. “Sabemos o quanto é importante que toda a população seja vacinada, portanto, cada dose de vacina otimizada é uma pessoa a mais que se imuniza. Em um cenário como o de hoje, não podemos permitir a perda de nenhuma dose da vacina”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Raquel Moreno, conta que o trabalho de administração das doses é feito de forma responsável. “Não deixar que as vacinas estraguem é permitir que a tão sonhada imunização chegue a novas pessoas. Estamos fazendo um trabalho sério e dando continuidade na vacinação mesmo após o término no drive-thru. Com a ajuda das agentes de saúde, conseguimos identificar quem poderá receber as sobras”, ressaltou.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina CoronaVac, produzida pelo Butantan e que vem em um frasco multidose, por exemplo, tem validade de até 8 horas após a abertura do recipiente, desde que seja mantida em temperatura entre 2°C e 8°C. Para o órgão, é necessário que as doses sejam utilizadas dentro do tempo permitido para garantir as propriedades do imunizante, uma vez que a vacina não contém conservantes.
Fabilla Reis, que coordena a imunização na cidade, afirma que o trabalho em conjunto permite o resultado. “A equipe volante realiza a vacinação domiciliar com um quantitativo certo, um controle feito mediante agendamento e o trabalho dos agentes de saúde”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Conceição de Macabu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS