Instabilidade no tempo adia entrega de doses de vacinas contra Influenza e Covid para Campos e região
13/04/2021 11:59 - Atualizado em 13/04/2021 13:18
Divulgação
A instabilidade no tempo impediu a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19 para Campos e outros municípios da região, prevista para esta terça-feira (13). A entrega foi adiada para esta quarta-feira (14). Além das doses da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) também faria a entrega de imunizantes contra a Influenza. A distribuição começou a ser feita nessa segunda-feira (12). Ao todo serão distribuídas 555.600 doses de vacina contra influenza e 158.250 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra a Covid-19, para os 92 municípios do estado.
— Assim como já vínhamos fazendo com a vacina contra Covid-19, estamos realizando a entrega da vacina de influenza a todos os municípios ao mesmo tempo. Queremos que todos os cidadãos do estado tenham o mesmo tratamento — chegou a declarar nessa segunda-feira o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.
Em nota, a SES informou que as cidades da Baixada Fluminense, Região Serrana e Baixada Litorânea receberam nesta terça o imunizante por aeronaves do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Polícia Civil. Devido ao mau tempo, as cidades das regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande receberão os imunizantes nesta quarta-feira (14).
As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá retiraram as doses em caminhões e vans, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, nessa segunda-feira.
A vacinação contra influenza ocorrerá em três etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, entre outros.
Influenza X Covid-19 - O médico sanitarista da SES Alexandre Chieppe explica que a pessoa que teve Covid-19 pode se vacinar contra influenza.
— São duas doenças completamente diferentes. O único cuidado é para que os dois imunizantes não sejam aplicados de forma simultânea. Foi definido em âmbito nacional que a vacina prioritária, neste momento, é a contra Covid, mas é necessário aguardar 15 dias entre a aplicação de uma e outra — afirmou ele.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS