Teatro de Bolso Procópio Ferreira completa 53 anos de referência cultural
Folha1 14/04/2021 08:37 - Atualizado em 14/04/2021 08:53
Rodrigo Silveira
O Teatro de Bolso Procópio Ferreira está em festa. A casa do artista local se mantém referência nesses 53 anos de espetáculos, aplausos, emoções, despedidas, polêmicas (a maior delas ocorreu com o levante da classe que ocupou o espaço, em maio de 2016) e muito desejo de “merda” antes de cada cortina aberta. O aniversário oficial foi na terça-feira (13) sem a festa merecida, em decorrência do novo coronavírus. No entanto, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) está promovendo uma série de lives no canal da FCJOL, no YouTube, sempre às 19h. Os encontros ainda acontecem nesta quarta (14) e quinta-feira (15).
Os encontros têm ações levando informação e entretenimento neste período em que todos devem ficar em suas casas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A abertura foi feita pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Na sequência, foi o momento de ouvir a História do Teatro, em uma compilação do ator, jornalista e escritor Avelino Ferreira. A mediação ficou a cargo da vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos.
Nesta quarta-feira, segunda noite da programação, a atração é a Aula de Dança Livre Virtual, com a animadora cultural Neide Brasil. E, no dia 15, a Mesa Redonda Virtual A importância do Curso Livre de Teatro na definição de sua vida profissional encerará a agenda, recebendo os atores Raquel Simen, Rossini Reis, Whiverson Reis, Wesley Cabral e Aldo Vieira, ex-alunos do Curso Livre de Teatro da FCJOL, iniciado em 2009. A live terá a mediação da diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu.
“Nosso Teatro de Bolso tem uma história rica, marcada pela formação de diversas gerações de atores, bem como de plateia. Este ano, em razão da pandemia, infelizmente não será possível a realização da comemoração que a grande casa dos nossos artistas faz por merecer, com sua plateia lotada. Mas, através das lives, não deixaremos a data passar em branco”, ressalta a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Segundo a coordenadora artística do Teatro de Bolso, Neusinha da Hora, as atividades foram pensadas para reverenciar os artistas e a casa em que eles vivem a magia de fazer sua arte. “Neste momento difícil e incerto que estamos vivendo, entendemos ser importante reafirmar a passagem dos 53 anos do Teatro de Bolso, uma vez que, historicamente, vem sendo este o palco que sempre acolheu os artistas locais, em suas variadas vertentes artísticas”, enfatiza Neusinha.
História - O espaço foi Inaugurado no dia 13 de abril de 1968. O TB é fruto da postura reivindicatória dos artistas da época que, bastante atuantes na causa, ansiavam por uma casa de espetáculos onde pudessem mostrar ao povo a força da arte local.
"Foi por meio da pressão da extinta Associação Regional de Teatro Amador de Campos que o então prefeito Rockefeller Felisberto de Lima iniciou as obras do teatro no local onde antes funcionava um clube. Contudo, o espaço só foi aberto ao público na gestão seguinte, por Zezé Barbosa, que, por coincidência do destino, era avô (do ex-prefeito) Rafael Diniz, que reabriu as portas do TB em 2017, após três anos de interdição", diz trecho de artigo do ex-diretor do espaço Fernando Rossi.  
 
Agenda das lives 
14 de abril – 19h
Aula de Dança Livre Virtual
Condução: Neide Brasil (Animadora Cultural)
15 de abril – 19h
Mesa Redonda Virtual
Tema: “A importância do Curso Livre de Teatro na definição de sua vida profissional”
Convidados: Raquel Simen, Rossini Reis, Whiverson Reis, Wesley Cabral e Aldo Vieira (ex-alunos do Curso Livre de Teatro da FCJOL)Mediação: Kátia Macabu (Diretora Executiva das Artes e Culturas da FCJOL)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS