Em plena pandemia, Wladimir ignora apelo de famílias despejadas e silencia para desocupação
Após despejo ilegal ocorrido na última semana no Parque Aeroporto, famílias sofrerão reintegração de posse das casas ocupadas
Juliana Rocha e Daniela Abreu
Juliana Rocha e Daniela Abreu
Na noite desta terça-feira (20), centenas de famílias que eram beneficiárias do programa de aluguel social da prefeitura de Campos no Parque Aeroporto se manifestaram contra uma ordem judicial de reintegração de posse, fruto de uma ação movida pela construtora Realiza, que estipulou um prazo de 5 dias para a desocupação. O prazo se extingue amanhã (21/04), quando deverá ocorrer mais um despejo das famílias.
Mais um porque, na última semana, estas famílias foram despejadas pelos donos dos imóveis que moravam através do aluguel social, uma vez que o último prefeito, Rafael Diniz, deixou de pagar o aluguel social e o atual prefeito, Wladimir Garotinho, não paga as dívidas com os proprietários.
Somente após este primeiro despejo é que as famílias ocuparam as casas do "Minha Casa, Minha Vida", da Construtora Realiza, para se abrigarem, uma vez que não havia sido apresentada qualquer alternativa de moradia em um dos momentos mais críticos da pandemia, com crescente fome e desemprego.
Cabe ao prefeito Wladimir praticar a solidariedade que tanto tem pedido aos cidadãos campista e cumprir o seu papel de gestor público, apresentando uma solução para evitar que diversas famílias com idosos, jovens e mulheres grávidas sejam obrigadas a morar na rua.
Afinal, como pode o prefeito solicitar diariamente que as pessoas fiquem em casa quando sua omissão é responsável por retirar o teto de centenas de pessoas?
Juliana Rocha e Daniela Abreu
Juliana Rocha e Daniela Abreu
Confira abaixo a carta assinada por diversos movimentos e organizações políticas de Campos em repúdio ao despejo e desocupação das famílias:
"MANIFESTO CONTRA A DESOCUPAÇÃO NO PARQUE AEROPORTO

Centenas de famílias foram despejadas de forma ilegal na semana passada do Parque Aeroporto durante o período mais dramático da pandemia do coronavírus e da epidemia da fome em Campos. Esse primeiro despejo, executado pelos donos dos imóveis, ocorreu porque o último prefeito, Rafael Diniz, deixou de pagar o aluguel social e o atual prefeito, Wladmir Garotinho não saldou as dívidas com os proprietários dos imóveis. No entanto, o contrato foi feito com a prefeitura e não com as famílias. Dessa forma, o prefeito é o responsável por negociar com os proprietários dos imóveis e garantir o direito constitucional das famílias à moradia.

As pessoas despejadas, então, ocuparam as casas do "Minha casa, minha vida" para se abrigarem. No entanto, a Polícia Federal compareceu no local dia 15/04 para notificar as famílias de uma ordem judicial de reintegração de posse, fruto de uma ação movida pela construtora Realiza e estipulou um prazo de 5 dias para a desocupação. Esse prazo se extingue amanhã (21/04), quando deverá ocorrer o despejo das famílias.

As famílias estão se mobilizando desde sexta feira (16/04), quando ocorreu um ato na Lapa de reivindicação de seus direitos. Algumas famílias fizeram uma manifestação em frente à prefeitura na tarde de hoje (20/04) e, em seguida, fecharam a BR 101 para pressionar o Poder Público para que não haja nenhum despejo no dia de amanhã.

É preciso que o prefeito Wladimir Garotinho assuma sua responsabilidade perante essas famílias e resolva imediatamente o problema criado pela própria gestão pública.

Assim sendo, exigimos que a ordem de despejo seja revogada, que as famílias possam permanecer sob o teto que lhes ampara neste momento crítico e que o pagamento da dívida seja imediatamente efetuado pela prefeitura do município!"

Assinam:

1 - Emancipa Campos
2 - Resista Campos
3 - Unidade Popular
4 - União da Juventude Comunista
5 - União da Juventude Rebelião
6 - Movimento Correnteza
7 - Diretório do PSOL Campos
8 - Coletivo Só a Luta Muda a Vida
9 - Frente Antifascista Cabrunca
10 - Coletivo Sementes
11 - Diretório PT Campos
12 - Juventude da Articulação de Esquerda
13 - Partido Comunista Brasileiro
14 - Unidade Classista
15 - União da Juventude Socialista
16 - Partido Comunista do Brasil - Campos
17 - Frente contra a Fome - Campos
18 - Núcleo José do Patrocínio
19 - SINDIPETRO NF
20 - Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores
21 - Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gilberto Gomes

    [email protected]