Defesa Civil busca apoio da Redec Norte para reconstrução do Dique de Boianga
- Atualizado em 04/03/2021 11:12
Divulgação
Uma das áreas mais vulneráveis do município, a localidade de Três Vendas, foi o principal assunto da reunião entre o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, e representantes da Regional de Defesa Civil (Redec-Norte), nessa quarta-feira (03). Dando continuidade às aplicações das medidas preventivas cabíveis para evitar eventuais desastres na região, o secretário pediu a intervenção da Redec junto à Subsecretaria de Defesa Civil Estadual para cobrar do Governo do Estado a reconstrução do Dique da Boianga, que rompeu em janeiro do ano passado, durante as cheias do rio Muriaé.
No mês passado, a secretaria de Defesa Civil, em parceria com a Coagro, realizou o tamponamento de duas manilhas de 80cm de diâmetro que, quando abertas, permitiam a passagem de grande volume de água do rio Muriaé para a localidade de Três Vendas. Já com o apoio do DER-RJ, a secretaria realizou uma vistoria no local para avaliar a situação dos canais de drenagem no município e obteve apoio do órgão para realizar as ações necessárias. Todas essas medidas têm por objetivo evitar que a região seja mais uma vez inundada em caso de transbordamento do rio Muriaé.
“Estamos buscando o apoio da Redec para estreitarmos laços com a Defesa Civil Estadual em busca de investimentos que tragam melhorias para o nosso município. Neste primeiro encontro focamos na reconstrução do Dique da Boianga, que é uma das prioridades da nossa gestão neste momento”, destacou Pascoutto. Ele ainda complementou dizendo que “cientes do leque de oportunidades que temos junto à Defesa Civil Estadual, seja através de capacitações oferecidas ou do apoio para angariar recursos junto ao Governo Federal, vamos explorar todas essas vertentes visando sempre a melhoria do trabalho prestado e o resultado que levamos para a população”, pontuou.
O coordenador e o subcoordenador da Redec Norte, respectivamente major Phillipe Oliveira e major Diogo Pinheiro, colocaram-se à disposição da Secretaria de Defesa Civil para apoiar no que for necessário. “Conte sempre conosco. É nosso papel dar total apoio aos municípios”, disse o coordenador.
Projeto em Brasília — Na última semana, o prefeito Wladimir Garotinho entregou à Secretaria Nacional de Defesa Civil, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional, o projeto da construção de um dique-estrada na localidade de Três Vendas. Elaborado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Obras Infraestrutura e Habitação, o Plano de Ação para Elaboração de Projeto Preliminar para Prevenção de Desastres e Enchentes na Localidade de Três Vendas propõe que seja feita uma estrutura ao longo de 1,5 km da BR 356, em frente à localidade, para conter as águas do rio Muriaé em caso de transbordamento.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS