Secretaria de Educação abre consulta pública para manual do ensino híbrido
- Atualizado em 04/03/2021 09:28
Secretário de Educação de Campos, Marcelo Feres
Secretário de Educação de Campos, Marcelo Feres / Divulgação
A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) de Campos publicou no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) o questionário para consulta pública do Manual Operacional do Ensino Híbrido. O objetivo é permitir aos cidadãos da sociedade civil, das mais variadas formações e interesses, a participação de forma ativa do processo de elaboração do Manual. A consulta pública ficará aberta no prazo de cinco dias corridos, com término na segunda-feira (8), segundo o secretário da pasta, Marcelo Feres. O retorno das aulas através do ensino híbrido na rede municipal de Campos, em meio à pandemia da Covid-19, fez os professores iniciarem uma "greve pela vida" que nesta quinta-feira (04) completa três dias.
O formulário do questionário e o manual podem ser acessados aqui. Marcelo explicou que, após esse prazo, a Secretaria vai analisar as proposições que poderão compor a primeira versão do documento a ser publicado no Diário Oficial do município.
“O manual inclui protocolos de rotina para a segurança de saúde, organização logística e estrutural das unidades escolares, equipamentos de proteção, dentre outros tópicos. Após o início das aulas no modelo híbrido, havendo a necessidade de modificação com base na realidade do dia a dia, poderão ocorrer alterações no Manual visando ao seu aperfeiçoamento”, explicou o secretário.
O documento foi elaborado por uma comissão especial criada para elaboração do protocolo de medidas de proteção, prevenção e controle da Covid-19. A Comissão conta com profissionais da Educação, Saúde, assessoria jurídica, Programa Saúde na Escola (PSE), departamento de supervisão escolar, de infraestrutura, além dos representantes das unidades escolares e dos pais de alunos.
Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) de Campos, a greve dos professores é somente em relação às atividades presenciais (no modo híbrido). Já as aulas remotas serão mantidas também por decisão da categoria. "O Sepe defende o retorno seguro às aulas presenciais só após a vacinação de todos os profissionais de educação", informou o Sepe após assembleia realizada no dia 1º.
Na rede pública municipal, as aulas vão começar na próxima segunda-feira com, no mínimo, 10% das unidades escolares, ampliando para, no mínimo, 50% das unidades em até 30 dias após esse período estabelecido, alcançando a totalidade das unidades em até 60 dias. Já as aulas híbridas para o Ensino Fundamental em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas terão início no período entre 22 de março e 22 de abril, seguindo o mesmo esquema de progressão percentual, desde que condicionadas ao aval da Vigilância Sanitária.
Além disso, em caso do município retornar às fases laranja e vermelha, as aulas deverão voltar imediatamente ao formato exclusivamente virtual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS