Câmara ratifica intenção de Wladimir em aderir a consórcio por vacina contra Covid
09/03/2021 18:58 - Atualizado em 10/03/2021 15:39
Sessão na Câmara de Campos
Sessão na Câmara de Campos / Divulgação
A Câmara de Campos ratificou, por unanimidade, nesta terça-feira (9), a decisão do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) que assinou o protocolo de intenções para incluir o município no consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos para a futura compra de vacinas contra a Covid-19. Além de Campos, todas as outras nove cidades do Norte Fluminense também manifestaram interesse na adesão à associação que tem como objetivo adquirir o medicamento diante da insuficiência das doses ofertadas pelo Ministério da Saúde.
O vereador Juninho Virgílio (Pros) aproveitou a oportunidade para falar que se reuniu com empresários campistas para começar a discutir a possibilidade de compra da vacina. “Estive conversando na última quinta-feira com o secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Mérida (que já foi presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro) para conversar com empresários locais sobre essa possibilidade. O presidente desta Casa (Fábio Ribeiro, PSD) já disponibilizou a procuradoria para estarmos discutindo a possibilidade de uma parceria nos mesmos moldes que acontece com Restaurante Popular, já que além de salvarmos vidas, quanto mais pessoas forem vacinadas as atividades comerciais poderão retomar”.
Na sequência, Rogério Matoso (DEM) explicou que, mesmo com a adesão ao consórcio, os vereadores vão fiscalizar as eventuais aquisições. “Esse consórcio é algo inovador. O plano nacional de imunização previa exclusividade do governo federal para a compra de vacinas. Porém, com essa pandemia terrível e a falta de vacinas, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou os estados e municípios a comprarem também dentro deste consórcio, que também será fiscalizado por nós. Ele permite que os municípios comprem as doses proporcionais à sua parcela de colaboração dentro do consórcio e por um preço menor, já que será em grande quantidade. Só com união vamos garantir a vida, em primeiro lugar, e depois a retomada econômica”.
Filho do deputado estadual Gil Vianna – uma das vítimas fatais da Covid-19 – o vereador Bruno Vianna (PSL) também lembrou do pai e da lei de sua autoria que foi aprovada e prevê multa para quem for flagrado furando a fila de prioridade da vacinação em Campos. “Toda vez que for votado um projeto que seja para a compra de mais vacinar, eu serei favorável. Todos sabem que perdi uma pessoa muito importante para mim para esse vírus e sei o quando é doloroso. E a lei aprovada aqui nesta Casa também determina que o dinheiro arrecadado com as eventuais multas a quem furar a fila da vacinação seja destinado a compra de mais doses”.
Por fim, o líder do governo Alvaro Oliveira (SD) também chamou a atenção para necessidade da população contribuir com o distanciamento social. “Essa é uma doença terrível que já tirou a vida de quase 800 pessoas em Campos e de mais de 250 mil no Brasil. Mas também temos que fazer a nossa parte. Vemos cenas de aglomerações irresponsáveis e a consequência é o aumento das internações de jovens. Não podemos esperar que o poder público faça a nossa parte”.
Devido ao agravamento da pandemia no município, com a Prefeitura decretando novas restrições, a Câmara voltou a proibir a presença do público durante as sessões. Os vereadores também foram retirados do plenário, onde ficam lado a lado, e colocados em distanciamento nas cadeiras da plateia.
Durante a sessão, Fábio Ribeiro fez a leitura da instalação das CPIs da Saúde e do Transporte, que foram oficializadas na última sexta-feira (5). Juninho Virgílio será o presidente da comissão que investigará os gastos da Saúde Pública e Alvaro Oliveira foi escolhido como relator. Já na do Transporte, Thiago Rangel (PSD) é o presidente e terá Rogério Matoso (DEM) como relator.
Em outro momento, o vereador Raphael Thuin (PTB) também prestou homenagem com uma moção de aplausos para a educadora Irmã Suraya Benjamin Charloub, pelo Dia Internacional da Mulheres, em reconhecimento à sua vida dedicada a fé e a educação no município de Campos. Irmã Suraya morreu em 20 de dezembro, aos 88 anos, e era uma figura reconhecida pelos serviços prestados no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]