Marcão Gomes: Mais reajustes nos combustíveis
Folha1 - Atualizado em 02/03/2021 08:52
Marcão Gomes é advogado e suplente de deputado federal
Marcão Gomes é advogado e suplente de deputado federal / Divulgação
A Petrobras vai elevar os preços da gasolina e do diesel em cerca de 5% a partir de hoje, informou a companhia, com o reajuste, o preço médio de venda da gasolina passará a ser de 2,60 reais por litro, alta de 12 centavos por litro (ou 4,8%), enquanto o diesel passará a média de 2,71 reais por litro, aumento de 13 centavos por litro (5%), disse a Petrobras.
Após esse movimento, os valores do diesel, combustível mais utilizado no Brasil, passarão a acumular disparada de cerca de 34% em 2021 nas refinarias da estatal, que domina o mercado de refino no Brasil, enquanto a gasolina somará elevação de 41,5% neste ano. A petroleira defendeu em nota que os reajustes visam seguir a chamada "paridade de importação", que leva em conta as variações do dólar e do barril de petróleo nos mercados internacionais.
O novo reajuste da Petrobras segue-se a um aumento de 15% no diesel e de 10% da gasolina anunciado em 18 de fevereiro, que gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro e acabou levando à indicação pelo governo de um novo CEO para a Petrobras logo no dia seguinte. Em meio a críticas à política da Petrobras para os preços dos combustíveis, Bolsonaro decidiu indicar o general reformado Joaquim Silva e Luna para assumir o comando da companhia a partir de 20 de março, após o final do mandato do atual presidente da empresa, Roberto Castello Branco.
O presidente Bolsonaro também anunciou que seu governo pretende zerar por dois meses os impostos federais que incidem sobre o diesel, como forma de "contrabalançar" o reajuste da Petrobras. A Petrobras surpreendeu o mercado ontem ao reportar lucro de R$ 59,9 Bilhões no quarto trimestre de 2020. O valor não foi só um recorde para a empresa, mas também o maior lucro trimestral já registrado por uma empresa listada na Bolsa de Valores brasileira em todos os tempos.
A Petrobras aparece ainda outras duas vezes na lista dos dez maiores lucros trimestrais da Bolsa brasileira. A mineradora Vale também figura quatro vezes na lista.Ao apresentar a analistas do mercado o resultado da Petrobras no quarto trimestre de 2020, Castello Branco defendeu a política de preços de combustíveis da estatal, a PPI (Política de Paridade Internacional), e afirmou que as decisões sobre o assunto são reflexo do mercado de petróleo e levam em conta princípios da governança. "Ninguém fica sentado em casa aumentando preços, é um trabalho de equipe", disse ele, que afirma ter sido acusado injustamente de falta de transparência e que "o preço dos combustíveis ainda é alvo de palpites de jogo de futebol ".
Para o executivo, não há exagero nos preços no Brasil, embora os impostos sejam elevados. "Falo isso baseado em estatísticas com preços de 160 países. A média dos preços do país está abaixo da média global. Mesmo se corrigirmos pela renda per capita, os preços ficam ligeiramente abaixo da média global", afirmou.
Até quando o povo vai aguentar? Sigamos em frente!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS