Mais doses da CoronaVac são entregues para Campos e outros municípios da região
22/02/2021 10:41 - Atualizado em 22/02/2021 12:06
  • Nova remessa da CoronaVac (Fotos: Genilson Pessanha)

    Nova remessa da CoronaVac (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Nova remessa da CoronaVac (Fotos: Genilson Pessanha)

    Nova remessa da CoronaVac (Fotos: Genilson Pessanha)

Uma nova remessa da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butatan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foi entregue pelo Governo do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (22) para os municípios do interior. Campos, desta vez, recebeu apenas 539 doses. O imunizante foi transportado por um helicóptero do Governo do Estado e foi entregue pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, no aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Além de Campos, as doses trazidas para o Bartolomeu Lisandro foram distribuídas para São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que receberam 46 novas doses cada; São Fidélis, que ganhou 49; e Cardoso Moreira, que recebeu 17. Do aeroporto de Campos, o helicóptero seguiu para Itaperuna com doses para municípios do Noroeste Fluminense.
Ao todo, nessa nova remessa, o Governo do Estado distribuiu 173.500 segundas doses do imunizante, além de outras 20 mil para utilização como primeira dose - que estavam armazenadas como reserva técnica. 
— Conforme programado, estamos fazendo a entrega das vacinas para a aplicação da segunda dose das remessas enviadas nos dias 3 e 11 de fevereiro. Esta estratégia garante o cumprimento de uma etapa do calendário vacinal. Além disso, mais 20 mil doses serão entregues, possibilitando a vacinação de novas pessoas. Estamos aguardando confirmação de envio de remessas pelo Ministério da Saúde, que serão distribuídas de acordo com o proposto pelo Programa Nacional de Imunizações — disse o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.
A subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.
Cabe também ressaltar que as técnicas para aplicação da vacina contra Covid-19 são as mesmas já estabelecidas pelo Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, publicado pelo Ministério da Saúde há sete anos, e que consta no PNI. Desta forma, não se faz necessária a criação de um novo protocolo específico para o imunizante contra o coronavírus.
A SVS informa ainda que todo cidadão pode e deve acompanhar o processo de vacinação, verificando qual imunizante está recebendo, o uso de seringas descartáveis, a aspiração do produto e a correta anotação na carteira de vacinação. No caso de pessoas incapacitadas, esse acompanhamento deve ser feito por um responsável.
Público prioritário - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:
- profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
- pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
- pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
- trabalhadores dessas instituições;
- povos indígenas vivendo em terras indígenas;
- idosos com mais de 90 anos.
Enfrentamento à Covid-19 – A SES informa que, até o momento, recebeu do Ministério da Saúde (MS) 1.040.320 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Com a operação realizada nesta segunda-feira (22), o total distribuído é 1.036.390 doses. Uma reserva técnica fica armazenada na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) para repor possíveis perdas.
Balanço vacinação - Até as 9h deste domingo (21), 92 municípios registraram 427.482 pessoas vacinadas com a primeira dose. Destas, 80.876 já imunizadas com a segunda dose da vacina contra Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS