Transbordamento de rios tiram mais de 900 famílias de casa no Noroeste
21/02/2021 15:09 - Atualizado em 21/02/2021 15:09
Cheia do rio Carangola em Porciúncula
Cheia do rio Carangola em Porciúncula / Divulgação
Mais de 900 famílias estão desabrigadas ou desalojadas no Noroeste Fluminense por causa das cheias dos rios Carangola, Itabapoana e Muriaé. As defesas civis seguem em alerta e pedem para que a população, em caso de emergência, ligue para o número 199. Os municípios mais atingidos são Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, mas também há previsão de transbordamento em Italva.
De acordo com a Defesa Civil de Natividade, eram esperados 60mm de chuva nesse sábado (20), mas o volume chegou a 101mm. Mesmo assim, o nível do rio Carangola vem diminuindo e chegou a 5,20m na manhã deste domingo (21), com 20cm acima da cota de transbordo. Pelo menos quatro ruas continuam alagadas, deixando nove famílias desabrigadas e outras 80 desalojadas.
Os desabrigados estão sendo levados para três escolas do município e recebendo assistência da prefeitura. Apesar da redução do nível do rio, a Defesa Civil de Natividade alerta que houve grande volume de chuva na cabeceira do rio Carangola, que fica na região do Caparaó, na Zona da Mata de Minas Gerais, e com isso a previsão é de que a água volte a subir.
Rio Itabapoana transbordou em Bom Jesus
Rio Itabapoana transbordou em Bom Jesus / Divulgação
Outra cidade que também foi atingida pela cheia do Carangola é Porciúncula, onde o rio está em 6,36m, de acordo com a medição realizada às 12h45 pelo Serviço Geológico do Brasil. A cota de transbordo é de 4,60m e o nível chegou a 8,40m na noite de sábado (20). De acordo com a Prefeitura, são 34 famílias desabrigadas e 755 desalojadas, somando 135 pessoas levadas para abrigos em três escolas e outras 3.100 pessoas que foram para casas de parentes ou amigos.
Os bairros que mais sofreram com as cheias foram Centro, Ilha, Operário, Nossa senhora da Penha e João Clóvis Breijão. A orientação da Defesa Civil é que a população se mantenha afastada das áreas de alagamento, podendo realizar limpeza, mas recomenda não descer os móveis.
A cheia do Carangola também aumentou o nível do rio Muriaé em Itaperuna, onde a água chegou a 4,57m às 12h15, segundo o Serviço Geológico do Brasil. A cota de transbordo é de 4m e a tendência ainda é de alta. O alerta também vale para Italva, onde o rio Muriaé chegou a 4,12m às 12h, segundo a Defesa Civil, e a cota de transbordo é de 4,2m.
Já em Bom Jesus do Itabapoana, ainda não há uma contabilização dos desabrigados e desalojados, mas a Defesa Civil confirma que há várias pessoas que tiveram de deixar suas casas por causa do transbordamento do rio Itabapoana, que também nasce na região do Caparaó, mas na divisa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o rio Itabapoana estava em 3,97m, enquanto a cota de transbordo é de 2,1m. A Defesa Civil de Bom Jesus informou que o nível está em estabilidade, mas existe a previsão de mais chuva no sul do Espírito Santo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS