Tendências Fitness 2021
03/01/2021 06:55 - Atualizado em 03/01/2021 07:23
 
A pesquisa mundial anual d
o Health & Fitness Journal® da ACSM (Colégio Americano de Medicina e Exercício) para determinar as tendências da indústria por profissionais de saúde e fitness está agora em seu 15º ano consecutivo. Mais de 4.300 profissionais de saúde e fitness classificaram 41 tendências possíveis em uma escala de 1 (menos provável de ser uma tendência) a 10 (mais provável de ser uma tendência).
A pandemia COVID-19 certamente teve um impacto nesta pesquisa para o 2021. A nova tendência número 1 para 2021 é o treinamento on-line, que foi 26ª em 2020. Tudo muito dinâmico, assim como a vida. Abaixo, 10 primeiras
1- Treinamento on-line
O treinamento on-line virtual foi introduzido pela primeira vez na pesquisa anual em 2019 e estreou em 3º antes de cair para 26º em 2020, quando o “virtual” foi retirado do título em favor do treinamento on-line mais específico. As grandes mudanças na indústria de fitness e saúde como resultado da pandemia COVID-19 resultaram no fechamento temporário de clubes em todo o mundo, forçando a oferta de aulas inovadoras. Os desafios de engajar clientes à distância resultaram no uso de alguns sistemas de entrega muito estratégicos. O treinamento on-line foi desenvolvido para a experiência de exercícios em casa. Essa tendência usa a tecnologia de streaming digital para fornecer programas de exercícios em grupo, individuais ou institucionais. O treinamento on-line está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser uma aula ao vivo (exercícios de streaming ao vivo) ou pré-gravados.
 2- Wearable Technology
A tecnologia vestível era o Nº1 em tendência desde que foi introduzida pela primeira vez na pesquisa em 2016 (a única exceção foi uma queda para o nº 3 em 2018) e inclui rastreadores de fitness, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS. Os exemplos incluem rastreadores de fitness e atividades como os fabricados pela Fitbit®, Samsung Gear Fit2®, Misfit®, Garmin® e Apple®. Esses dispositivos podem ser usados como um contador de passos e podem monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, tempo sentado, tempo de sono e muito mais. Inicialmente, havia alguma dúvida quanto à precisão, mas essas questões parecem ter sido resolvidas tão bem que foi estimado em cerca de US $ 100 bilhões de indústria. As inovações incluem pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma.
 3-Treinamento com peso corporal
O treinamento com peso corporal apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (Nº 3) e foi na 2ª posição em 2017, 4ª em 2018, e 5ª em 2019 antes de cair para 7ª em 2020. O treinamento com peso corporal não apareceu como uma opção de tendência de pesquisa antes de 2013 porque só se tornou popular (como uma tendência definida) em academias de todo o mundo na última década. Usando uma combinação de treinamento de peso corporal de resistência variável e movimentos neuromotores usando vários planos de movimento, este programa tem tudo a ver com o peso corporal como modalidade de treinamento. O treinamento com pesos corporais usa equipamento mínimo, o que o torna uma forma barata de se exercitar com eficácia.
 4-Atividades ao ar livre
Talvez por causa da pandemia COVID-19, mais atividades ao ar livre, como caminhadas em pequenos grupos, grupos de corridas, de bicicletas, passeios em grupo ou grupos de caminhadas organizadas, tornaram-se populares. Eles podem ser eventos de curta duração, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de uma semana a pé. Os participantes podem se encontrar em um parque local, área para caminhadas ou em uma trilha de bicicleta, normalmente com um líder designado. Essa tendência de profissionais de saúde e fitness oferecerem atividades ao ar livre para seus clientes começou em 2010. Naquele ano, as atividades ao ar livre foram classificadas como 25º na pesquisa anual, e classificou-se 27º em 2011. Atividades ao ar livre foram o 14º tendência em 2012, 13º em 2013, 14º em 2014, 12º em 2015, 14º em 2016, e 13º em 2017. Em 2018, as atividades ao ar livre foram classificadas como 14º; 17º em 2019, 13º em 2020. 
 5- HIIT
Esses programas de exercícios geralmente envolvem rajadas curtas de sessões de exercícios de alta intensidade seguidas por um curto período de descanso. Embora existam vários exemplos de clubes comerciais de HIIT, todos enfatizam intensidades mais altas (acima de 90% do máximo) durante os segmentos de intensidade aumentada seguidos por períodos de descanso e recuperação. Apesar dos avisos de alguns profissionais de fitness sobre as taxas de lesões potencialmente aumentadas usando o HIIT, essa forma de exercício se tornou popular em academias de todo o mundo.
 6-Treinamento virtual
Esta é a primeira vez que o treinamento virtual surge separadamente do treinamento virtual on line. Para o propósito da pesquisa, o treinamento virtual foi definido como a fusão de exercícios em grupo com a tecnologia que oferece exercícios projetados para facilidade e conveniência de acordo com horários e necessidades. Normalmente, os treinos virtuais são jogados em academias na tela grande, atraindo um número menor de clientes em comparação com as aulas ao vivo, proporcionando aos clientes de todos os níveis e idades uma experiência de fitness em grupo diferente. As aulas virtuais costumam ser uma porta de entrada para aulas de ginástica em grupo ao vivo. Os treinos virtuais normalmente atraem números menores e os clientes podem seguir seu próprio ritmo, o que os torna ideais para o treinamento de um novato que deseja aprender os movimentos. Tal como acontece com o treinamento on-line, o treinamento virtual entre os 10 primeiros pode ser uma reação da indústria à pandemia COVID-19.
7- Exercício e medicina
Exercício e medicina (EIM) é uma iniciativa global de saúde que se concentra em encorajar médicos de cuidados primários e outros prestadores de cuidados de saúde a incluir avaliação de atividade física e recomendações de tratamento associadas como parte de cada visita do paciente e encaminhando seus pacientes para profissionais de exercício. Além disso, o EM reconhece os profissionais de fitness como parte da equipe de saúde em suas comunidades locais.
8- Treinamento de força com pesos livres
Pesquisas anteriores incluíram uma categoria descrita como "treinamento de força". Determinado a ser uma categoria muito ampla, o treinamento de força foi abandonado em 2020 em favor do treinamento de peso livre mais específico. Pesos livres, halteres, kettlebells, aulas de medicine ball não incorporam apenas halteres em outra classe funcional ou atividade. Os instrutores começam ensinando a forma adequada para cada exercício e depois aumentam progressivamente a resistência quando a forma correta é realizada. Um novo exercício é adicionado periodicamente e começa no nível da forma ou movimento. O treino com pesos livres estreou no 4º lugar em 2020.
9- Programas de fitness para adultos e idosos
Esta tendência está voltando depois de estar entre os 10 primeiros desde 2007 (quando era a tendência nº 2) e caindo para o 11º em 2017. Programas de condicionamento físico para adultos mais velhos eram a 9ª tendência em 2018, 4ª em 2019, e 8º em 2020. Essa tendência continua a enfatizar as necessidades de condicionamento físico do Baby Boom e das gerações mais velhas. Em geral, esses indivíduos têm mais dinheiro discricionário do que seus colegas mais jovens, e as academias de ginástica podem lucrar com esse mercado em crescimento. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando mais e permanecendo saudáveis e ativas até a aposentadoria do trabalho.
10-Treinamento Personalizado
O treinamento individual continua a ser uma forte tendência à medida que a profissão de treinamento pessoal se torna mais acessível on-line, em academias de ginástica, em casa e em locais de trabalho com instalações de ginástica. O treinamento pessoal inclui teste de condicionamento físico e definição de metas com o treinador trabalhando individualmente com o cliente para prescrever exercícios específicos para suas necessidades e objetivos individuais. Desde que esta pesquisa foi publicada pela primeira vez em 2006 (1), o treinamento pessoal tem sido uma das 10 principais tendências. O treinamento pessoal era 9º em 2017 e 8º em 2018 e 2019. Em 2020, o treinamento de pessoal foi a 5ª tendência.
11- Coaching de saúde / bem-estar
Pesquisas anteriores incluíam treinamento de bem-estar, mas para a pesquisa de 2019, o termo “saúde” foi adicionado, o que descreve melhor essa tendência. O coaching de bem-estar está entre as 20 principais tendências desde 2010 e foi listado como 17º em 2014, 13º em 2015 e 2016, 15º em 2017, 18º em 2018, 11º em 2019, 9º em 2020. Esta é uma tendência que integra a ciência do comportamento aos programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida. O coaching de saúde / bem-estar usa uma abordagem individual (e às vezes em pequenos grupos) com o coach fornecendo suporte, estabelecimento de metas, orientação e incentivo. O coach de saúde / bem-estar se concentra nos valores, necessidades, visão e objetivos de curto e longo prazo do cliente, usando estratégias de intervenção para mudança de comportamento.
12- Aplicativos de exercícios móveis
Agora disponível para dispositivos móveis, aplicativos como MapMyRun®, Fitness Buddy®, JEFIT Workout Planner®, Runkeeper®, MyFitnessPal®, Runtastic® e Nike Training Club® incluem prompts de áudio e visuais para começar e terminar o exercício e dicas para seguir em frente . Alguns desses aplicativos podem rastrear o progresso ao longo do tempo, bem como centenas de outras funcionalidades. Esses aplicativos estão disponíveis para dispositivos móveis, como iWatch® iPhone®, iPad® e dispositivos Android. Aplicativos de exercícios móveis classificados em 20º na pesquisa de 2019, 25º em 2020, e agora 12º em 2021.
13- Empregar profissionais de fitness certificados (EUA)
Estreando como o 6º lugar em 2019 e caindo para 10º em 2020 e agora 13º lugar. A importância de contratar profissionais de fitness certificados por meio de programas educacionais e programas de certificação totalmente credenciados está se tornando rapidamente uma tendência. Mais programas de certificação foram credenciados pela Comissão Nacional de Agências de Certificação (EUA), permitindo aos empregadores fácil acesso à validação da certificação por meio do Registro de Profissionais de Exercícios dos Estados Unidos. Empregar profissionais de fitness certificados foi um novo item da pesquisa em 2019, substituindo “Profissionais de fitness educados, certificados e experientes”, que foi definido como um item de pesquisa muito amplo.
14- Treinamento funcional
Replicando as atividades físicas reais que alguém pode fazer em função de sua rotina diária, a aptidão funcional apareceu pela primeira vez na pesquisa no 4º posição em 2007, mas caiu para 8º em 2008, e 11º em 2009. Reapareceu no top 10 em 2010 em 7º e em 2011 com o 9º lugar. A aptidão funcional era a 10ª tendência em 2012, e 8º em 2013 e 2014. Era 9º em 2015, 7º em 2016, 12º em 2017, 10º em 2018, 9º em 2019, e 12º em 2020. Esta é uma tendência de usar o treinamento de força para melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força muscular e a resistência para melhorar as atividades da vida diária, tipicamente para adultos mais velhos e também em populações clínicas.
15- Ioga
O Yoga assumiu uma variedade de formas no passado (incluindo Power Yoga, Flow Yoga, Yogilates, Hot Yoga, Rocket Yoga e muitos outros), bem como vídeos e livros sob demanda. O Yoga apareceu pela primeira vez no top 10 nesta pesquisa em 2008, caiu fora do top 20 em 2009, mas fez um grande retorno nas pesquisas de 2010 (14º) e 2011 (11º). Em 2012, a ioga era a 11º da lista caindo para 14º em 2013 e até 7º em 2015. Em 2017, ficou em 8º depois de ocupar o 7º lugar em 2015 e 10º em 2016. Yoga foi classificado 7º em 2018 e 2019 e 14º em 2020.
16- Exercício para perda de peso
A maioria dos programas de dieta recomenda incluir algum tipo de programa de exercícios na rotina diária de restrição calórica, adicionando o gasto calórico da atividade física à equação. Os exercícios em programas de perda de peso têm sido uma das 20 principais tendências desde o início da pesquisa. Em 2009, o exercício para perder peso foi classificado em 18º, passando para 12º em 2010, 7º em 2011, 4º em 2012, e 5º em 2013. Em 2014, essa tendência foi classificada no 6º lugar e permaneceu 6º em 2015. O exercício para perder peso foi 9º na pesquisa de 2016 e 10º na pesquisa de 2017. Foi 11º na tendência em 2018, 12º em 2019, e 11º em 2020.
17-Treinamento em grupo
Os programas de treinamento de exercícios em grupo já existem há muito tempo e apareceram como uma tendência potencial em todo o mundo desde que esta pesquisa foi originalmente construída. Porém, foi somente em 2017 que o treinamento físico em grupo chegou ao top 20, aparecendo no nº 6 seguido do Nº 2 nas pesquisas de 2018 e 2019. Em 2020, o treinamento em grupo caiu ligeiramente para 3º. No entanto, para a pesquisa de 2021, o treinamento em grupo caiu drasticamente para o 7º lugar. Definido como mais de cinco participantes, os instrutores de exercícios em grupo ensinam, lideram e motivam os indivíduos por meio de aulas de movimento em grupo maiores e intencionalmente projetadas. As aulas em grupo são projetadas para serem sessões eficazes e motivacionais para diferentes níveis de condicionamento físico, com instrutores ensinando vários tipos de aulas e equipamentos, desde aulas de cardio e ciclismo indoor a aulas de dança e aulas de step. A queda dramática na pesquisa de tendências de 2021 pode ser resultado do fechamento de academias ou da recomendação de limitar as reuniões sociais.
18- Medicina do estilo de vida
A medicina do estilo de vida é a prática baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotar e manter comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida. Exemplos de comportamentos de pacientes-alvo incluem, mas não estão limitados a, eliminar o uso de tabaco, melhorar a dieta, aumentar a atividade física e moderar o consumo de álcool. A medicina do estilo de vida promove comportamentos saudáveis como a base para cuidados médicos, prevenção de doenças e promoção da saúde. A medicina do estilo de vida apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências de condicionamento físico em nenhum. 16 em 2020.
19-Licenciatura para profissionais de fitness
Existem algumas profissões nos Estados Unidos e em todo o mundo que são regulamentadas por licença local, estadual ou nacional. Por exemplo, as pessoas não podem se chamar de médico ou enfermeiro e, em muitos lugares, de fisioterapeuta ou nutricionista sem possuir uma licença emitida pelo governo estadual ou federal. Esta é uma tendência na indústria do fitness de buscar a regulamentação dos profissionais de fitness, como personal trainers e fisiologistas do exercício. O licenciamento para profissionais de fitness apareceu pela primeira vez como uma tendência do fitness em 2018, quando foi classificado Nº 16, então Nº 18 em 2019, 15º em 2020 antes de se estabelecer no 19º lugar para 2021.
20- Medições de resultados
Medidas de resultados são esforços para definir, rastrear e relatar dados que levem à responsabilização do membro da academia e do treinador. As medições são necessárias para determinar os benefícios dos programas de saúde e fitness no gerenciamento de doenças e para documentar o sucesso na mudança de hábitos de vida negativos. A proliferação de tecnologia auxilia na coleta de dados para apoiar esses esforços. As medidas de resultado foram o Nº 21 em 2018, Nº 16 em 2019, e Nº 19 em 2020.
Uma das definições da palavra Tendência é "Evolução de alguma coisa num sentido determinado" onde temos acompanhado que este sentido determinado não tem direção digamos, linear, mas a pesquisa tem nos dado um norte bem interessante como o que tem acontecido de fato, nos últimos anos. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]