Grupo Folha: 43 anos misturando talentos e semeando sucessos
“Espero que, no futuro, meus filhos e netos possam dar continuidade a esse trabalho. Foi um sonho de Aluysio (Cardoso Barbosa), que partiu e o deixou comigo. Venho carregando. Apesar de todas as dificuldades, é algo que vale a pena”. Essa é uma fala de Diva Abreu Barbosa nas comemorações dos 42 anos da Folha da Manhã, em janeiro de 2020. Neste janeiro, de 2021, a Folha completa mais um ano de inegável sucesso. O principal grupo de comunicação da região continua sua história.

O início da imprensa em Campos, segundo a maioria dos autores, se dá no primeiro exemplar do “qCorreioConstitucional”. Em fins de 1833, é que o médico e jornalista Dr. Francisco José Alypio instalou junto a José Gomes da Fonseca Parahyba, também médico, a Tipografia Patriótica, então de propriedade de Parayba&Alypio, sediada à rua do Conselho número 94. Foi nesta tipografia que foi impresso pela primeira vez o jornal “O Campista”, de circulação bissemanal – que se publicavaas quartas e sábados. A sua circulação se deu do dia 04 de Janeiro de 1834 até o dia 31 de dezembro do dito ano (Fonte: historiadora Rafaela Machado).

Normalmente, junto à criação de um novo jornal vinha o apelo ao letramento, ao progresso e a uma sociedade mais ilustrada. Não foi diferente com a Folha da Manhã, 145 anos depois que o “O Campista” circulou na cidade. Com apenas três meses de circulação, a Folha da Manhã já havia consolidado sua posição de liderança, que mantém até hoje, conforme comprovam pesquisas realizadas e prêmios conquistados. O processo de desenvolvimento foi conduzido em estreita sintonia com a comunidade, incluindo participação ativa na vida cultural, social e econômica de Campos. Exemplos atuais são a Feijoada da Folha, que em 2019 chegou à sua 28ª edição, reunindo lideranças políticas, empresariais, sociais e comunitárias, e o Troféu Folha Seca, que já homenageou 20 campistas de destaque nacional e internacional em suas área 

Orgulhosamente, este que escreve tem um espaço hospedado no portal do Grupo Folha, além de já ter assinado matérias no jornal impresso, participado de iniciativas na PlenaTV e algumas vezes na bancada do Folha no Ar, da FolhaFM. Embora contribuindo pouco nesses 43 anos, sinto-me em casa ao escrever. E agradecido, com total confiança no profissionalismo, zelo pelo bom jornalismo e cuidado com cada detalhe que compõe essa história de sucesso.

Parabéns ao Grupo Folha, como empresa familiar (de sucesso, fato não muito comum no Brasil) faz com que seus colaboradores sintam-se em família. Já dizia o fundador, que já não está entre nós como matéria, Aluysio Cardoso Barbosa, que jornalismo é trabalho coletivo. Assim, toda equipe merece os parabéns. Mas, externo aqui para Aluysio Abreu Barbosa, Christiano Abreu Barbosa e Diva Abreu Barbosa. Irmãos que se complementam, ambos donos de enormes talentos, meticulosamente trabalhados, sob o comando de uma mulher que já era empoderada bem antes do termo ser moda. Como norte, a memória de um grande e visionário jornalista. Esses elementos misturados são a fórmula do sucesso da Folha. Vida longa!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]